Dando continuidade, novamente, às dicas para o TAF, seguem meus conselhos para quem está iniciando nas barras. Lembrando que não sou profissional de educação física (sou Engenheiro), mas aprendi empiricamente um monte de coisa nesse período de treinamento, e estou compartilhando, pois acho que essas coisas podem ajudar muita gente.
BARRAS
Sobre as barras, eu sempre fiz barras em casa quando era adolescente (aquelas barras que ficam na porta do quarto). E também sempre fiz musculação. Logo de início, percebi que fazer barras no TAF não seria uma dificuldade para mim, era só uma questão de comprar uma barra pra colocar em casa e voltar a treinar como eu fazia quando era adolescente.
Então eu comprei uma barra nova (porque a minha antiga eu nem sabia onde estava), e comecei a fazer em casa mesmo. Comecei fazendo 4 barras, no máximo, pois estava há pelo menos uma década parado (musculação não é a mesma coisa que barra, tome cuidado com isso! Tem gente que malha costas na academia e é bombado, mas quando chega numa barra fixa não consegue levantar seu próprio peso mais que 5 vezes).
Mas com o tempo esse número vai subindo, e eu cheguei a fazer 18 barras no meu auge de treinamento. No TAF verificatório na ANP cheguei a fazer 21 barras. E também tem outra coisa: conforme seu corpo vai perdendo peso, conforme você vai aumentando seu ritmo de treinamento de natação/corrida, você vai fazendo as barras com mais facilidade. Inclusive eu acho que chegando perto da data do TAF vale a pena PARAR (ou pelo menos diminuir) a musculação, e fazer só os treinos específicos (corrida, natação, barra e salto), porque ai você vai perder peso (vai perder um pouco de massa magra), e isso ajuda muito na barra, no salto, etc, porque é menos peso pra empurrar/subir.
Bem, enfim, as barras são uma exceção quanto ao treinamento orientado por profissional, eu sempre fiz por conta própria, sem ajuda de professor. Mas reconheço que para muita gente é algo que traz desespero, pois erguer o próprio peso não é pra qualquer um.
Sugiro fortemente comprar uma barra pra ter em casa, pois ai você pode treinar todos os dias, sem depender da academia estar aberta, ou de estar fazendo um tempo bom (sem chuva) pra ir treinar na barra da pracinha.
Já vi na internet vários tipos diferentes de treinamento para barra, inclusive tem um vídeo muito bom, que eu gosto muito, que vou postar futuramente. Mas enfim, não interessa muito se você faz zero barras, uma hora você vai conseguir fazer.
Se você está com sobrepeso, a primeira dica é: faça uma dieta urgentemente. Quando menos peso você tiver pra levantar, melhor. Mas se você não está com sobrepeso e não consegue fazer barras, pode ser que você seja excessivamente magro (sem músculo), e isso também pode ser um problema.
De qualquer forma, como muita gente diz: “fazer barra é treino”. Você tem que treinar bastante, insistir, mesmo que não consiga ainda se erguer nem uma vez, pois uma hora você conseguirá. Na verdade, se você é realmente do tipo que não consegue se levantar nenhuma vez, faça o contrário, DESÇA o seu corpo, para fortalecer seu músculo. Ou seja, suba num banco, e apoie-se na barra com os braços flexionados (queixo acima da barra), e solte o seu peso, e vá "segurando" a descida, bem lentamente. Essa é uma forma de melhorar as barras.