Essa é uma pergunta muito comum, e que sempre escuto dos meus alunos de Coaching. Na verdade não existe uma resposta fechada para essa pergunta, porque a resposta depende de um monte de fatores, e os cursinhos são muito dinâmicos, de maneira que um cursinho que é "melhor" que outro hoje, amanhã pode não ser.
Como de praxe, no Coaching, nem sempre damos as respostas prontas para os alunos, mas fazemos os questionamentos corretos para levar o aluno a chegar na resposta por si só, mas com o apoio do Coach.
Sendo assim, vamos discutir os aspectos que norteiam essa questão, para ajudar concuseiros "perdidos" que precisam escolher um cursinho pra fazer.
Vamos começar discutindo os principais aspectos que norteiam um curso online para concursos públicos, não necessariamente em ordem de importância, pois cada aluno valoriza um determinado aspecto, não havendo portanto hierarquia pré-definida entre eles.
1. Plataforma
Aqui neste aspecto deve ser avaliada a interface do curso online. Se o curso for dado através de vídeo-aulas online, por exemplo, deve-se verificar a robustez e a capacidade de "streaming" do site, se suporta muitos usuários ao mesmo tempo, se costuma travar nos horários de pico, etc.
Uma das coisas que mais enche o saco do aluno é ficar assistindo aulas com interrupções do fluxo de imagem ou de som, ou mesmo com qualidade de imagem muito baixa (em razão da conexão estar ruim). Esse é um problema pouco recorrente, já que atualmente os sites têm se preocupado bastante com isso, mas pode acontecer de você pegar um cursinho que ainda não está muito bem neste aspecto.
Se as vídeo-aulas forem baixadas em arquivo, para serem assistidas depois, deve-se observar se a velocidade de download é boa, se os arquivos estão sempre disponíveis, sem erros. A mesma coisa vale para os arquivos pdf, caso as aulas sejam ministradas desta maneira.
Também não menos importante é verificar por quanto tempo os vídeos e material de apoio ficarão disponíveis para o aluno assistir ou baixar. Isso pode parecer besteira, mas já vi muito aluno se programando para assistir todas as aulas do curso em determinado período de tempo, mas no final das contas se enrolar com seu próprio cronograma, daí vencer o prazo de vencimento do cursinho, e depois perder o acesso, e não poder terminar de assistir as aulas que já pagou. Planejamento e execução são coisas importantes nessa hora, mas não seja muito agressivo no planejamento, pois cronogramas muito apertados podem sofrer desvios (atrasos), e você ficar sem o seu material de estudo.
2. Estrutura de apoio
Além da parte da plataforma, já comentado, é legal também entender como funciona a estrutura de apoio do curso, ou seja, a facilidade do uso do site, a forma de contato com professores, monitores, ou mesmo para o atendimento ao aluno-consumidor (que é normalmente utilizado quando alguma coisa dá errado, ou seja, quando você precisa falar sobre pagamento, sobre prazos, sobre cancelamentos, devoluções, etc).
Alguns sites disponibilizam atendimento online, por email ou por telefone. Com relação aos que oferecem TUDO online, é importante que você navegue bastante pelo site para verificar se tem uma interface amigável, se é fácil acessar os conteúdos, os arquivos, as aulas, se o contato com o curso é fácil, e até mesmo se possui serviços adicionais, como por exemplo um fórum entre professores ou entre os alunos, para tirar dúvidas. Existem cursos que oferecem essas facilidades, e outros não. Leve isso em consideração no momento de escolher o seu.
3. Professores
Eu tinha dito que os aspectos analisados não tinham ordem de importância, certo? Mas então vou entrar em contradição, pois vou dizer que esse é o aspecto que eu particularmente considero o mais importante de todos. O aspecto mais importante de um cursinho é o quadro de professores. Existem professores que são exclusivos de determinados cursinhos, e outros que dão aula em vários cursinhos. E o quadro de professores pode mudar de tempos em tempos, pois mesmo que um determinado professor seja "exclusivo" de determino curso numa determinada época, pode não ser mais depois. Há muita mudança e migração de professores de um cursinho para outro.
E o que você vai notar é que existem cursinhos famosos, e outros menos famosos. Mas isso não quer dizer que o cursinho famoso tenha professores bons e o cursinho menos famoso tenha professores ruins. Como falei, isso depende muito. Não faça pré-julgamento com relação a nomes de cursinhos, e vou mais além: nem mesmo com nomes de professores. Existem professores famosos muito bons, mas existem também professores não muito famosos que são excelentes.
Ah, mas você está começando a estudar agora, e não conhece nenhum cursinho, nenhum professor, e não sabe nem por onde começar... O que fazer?
Eu costumo recomendar que sejam feitas pesquisas nos principais fóruns de concurseiros (como por exemplo o CorreioWeb), bem como no Facebook e Instagram (todos os cursinhos possuem fan page e anunciam nessas plataformas), para ver o que as pessoas falam dos cursos, como avaliam os professores, etc.
Outra coisa que sempre recomendo para avaliar os professores é: assistir uma ou duas aulas de cada professor ANTES de assinar o cursinho. Uma forma de fazer isso é procurar pelo nome do professor no YouTube, pois você com certeza vai encontrar alguma aula grátis daquele professor em algum lugar, seja na página do próprio cursinho, ou na página do professor mesmo.
Algumas vezes no site do cursinho você encontra algumas aulas grátis daquele curso que quer assinar, daí você tem como assistir uma parte do conteúdo, pra saber se é bom ou ruim. Mesmo que o cursinho não disponibilize uma amostra grátis, você pode entrar em contato e solicitar acesso temporário, para decidir se quer assinar ou não.
4. Preço
Existem diferentes formas de cobrança praticadas. Alguns cursos disponibilizam todo seu conteúdo para ser assistido online, por determinado período de tempo. Outros delimitam o conteúdo a ser assistido. Na hora que a gente vai pesquisar o preço das coisas sempre queremos fazer o melhor negócio possível, que valorize ao máximo nosso investimento. Eu costumo dizer que nessas horas não é muito bom economizar, nem ficar de mesquinharia. Não que você não tenha que valorizar seu dinheiro, mas tem que pegar um curso com melhor custo/benefício possível.
Por exemplo: não adianta você comprar um curso caríssimo que te dê acesso a 100 disciplinas diferentes por 1 ano, se você está estudando apenas para o concurso da Polícia Federal, e vai utilizar uma fração muito pequena desse conteúdo.
Também não adianta comprar um curso barato demais, com uma plataforma notadamente ruim, com professores que você não achou muito bom, pois desta maneira seu estudo não vai render da forma como deveria.
São apenas exemplos para você ver que não existe certo ou errado. Também não é bom ir nos extremos (curso muito caro ou muito barato). Tudo na vida do concurseiro deve ser equilibrado. Não adianta gastar todo seu dinheiro no cursinho e não ter dinheiro sobrando para investir num bom livro de apoio, ou ter grana pra fazer simulados presenciais, pra se inscrever numa prova que pode te dar uma experiência bacana, ou mesmo fazer Coaching.
Em suma: racionalize ao máximo seus gastos, aloque seus recursos financeiros da forma mais eficiente possível, da maneira que agregará o máximo de valor e te levará mais rápido para seu objetivo final.
5. Material principal e de apoio
Aqui, cabe uma diferenciação. Tem cursinho online, por exemplo, que tem as vídeo-aulas para serem assistidas, mas disponibilizam também material em arquivo PDF para cada aula, para ser lido, antes ou depois da aula. Neste exemplo que dei, eu considero a vídeo-aula como material principal, que é o principal canal que você vai utilizar para aprender aquele conteúdo, e o material de apoio é aquele material extra, para fazer uma revisão, para rever o conteúdo aprendido no futuro, ou para ir mais a fundo naquele tema, caso você ache necessário.
Nem sempre é necessário acessar o material de apoio. Tudo depende. Depende da forma como você conseguiu absorver o conteúdo dado na vídeo-aula (se prestou atenção adequadamente, se entendeu perfeitamente o conteúdo ministrado, se ficou com alguma dúvida, etc), depende se está assistindo aquele conteúdo pela primeira vez ou não, depende da sua dificuldade naquela disciplina, e vários outros aspectos.
Eu acho legal ter um material de apoio, porém, não acredito que seja imprescindível. Se tiver, ótimo. Se não tiver, recomendo que você mesmo construa seu próprio material de apoio, ou seja, conforme vá assistindo as vídeo-aulas, vá anotando os pontos principais da matéria num caderno, montando seu próprio material de apoio e revisão.
Lembre-se sempre de escrever esse material a lápis, ou então se preferir fazer a caneta, deixe bastante espaço entre as linhas e ao final das folhas, para fazer ajustes no futuro. Isso acontece porque nem sempre a gente tem a "melhor visão possível" de determinado conteúdo aprendido já na primeira vez que tem contato com ele, de maneira que, invariavelmente, você fará mudanças na forma como anota as aulas depois que assistir aquele conteúdo uma segunda ou terceira vez, ou quando estiver revisando o conteúdo.
6. Cronograma
Verifique como o cursinho prepara seu cronograma. Alguns cursinhos já possuem todas as aulas gravadas no momento que lançam determinado curso. Outros, vão gravando as aulas e disponibilizando-as ao longo do tempo.
Existem prós e contras para cada modalidade, e isso pode impactar positiva ou negativamente você, de acordo com sua estratégia, de acordo com a proximidade com a sua prova, e outros aspectos.
Também não existe situação melhor ou pior que a outra, tudo depende da sua situação com relação ao conteúdo, com a proximidade com a prova, etc. O importante é verificar qual a reputação do cursinho com relação a aderência ao cronograma, ou seja, se costuma atrasar a entrega de aulas que ainda não foram gravadas, mudar de professor no meio do curso, demorar para disponibilizar os materiais de apoio, etc. Tudo isso pode ser verificado no momento de contratar o curso, e também através dos fóruns que já mencionei acima.
RESUMO
Dito tudo isto, não adianta você pegar um cursinho com ótima plataforma e ótima estrutura de apoio, mas com péssimos professores, ou pegar um cursinho com ótimos professores, mas com péssima plataforma, com vídeo que fica travando toda hora.
Também não adianta o cursinho ser mal gerido, atrasando a gravação/entrega das aulas, mudando professores no meio do curso, entregando material errado. Tudo isso desgasta muito a imagem do curso, e eu já vi muito aluno ficar revoltado com o curso por causa dessas coisas, e trocar de curso por causa disso.
Eu mesmo tive uma péssima experiência uma vez com relação a isso, pois fiz um curso online com alguns excelentes professores, outros muito ruins, mas que tinha uma estrutura geral péssima de atendimento. Tinha um sistema de monitoria muito fraco, que não funcionava. Simplesmente não cumpria o que prometia. No meu caso, continuei no curso até o final, mesmo com todos os problemas dele, pois existe um grande custo pessoal para o aluno ficar trocando de curso toda hora, então resolvi continuar até o fim, mesmo considerando o serviço ruim de uma forma geral. Os professores bons do cursinho acabaram me fazendo permanecer no curso, e depois eu fiz um "reforço", por conta própria, nas disciplinas que tinham professores ruins.
Espero que essa postagem tenha ajudado um pouco a definir os aspectos importantes na hora de escolher um cursinho online. Volto a dizer: não existe curso melhor que outro, existe o melhor curso pra você! O que é bom para um amigo pode não ser bom pra você. Procure conhecer o que tem no mercado e sobretudo experimentar, pedir amostras, para decidir qual a melhor opção pra você.
E o mais importante de TUDO que foi dito aqui: quem faz o curso é o aluno. A sua atitude com relação ao aprendizado é o que vai fazer você se destacar no concurso público. A etapa de aprendizado (assistir aulas) é apenas a ponta do iceberg. Procure ter uma postura de muita seriedade com relação ao aprendizado, procure cumprir o cronograma, estude da forma mais concentrada possível, pois esse é o pilar da estrutura que vai te levar à vitória final no mundo dos concursos públicos.
Se quiser, para complementar a postagem, deixe um comentário sobre quais cursinhos e professores você gosta, e porque.
Bons estudos e bons treinos! OSS!
Macacus Albinus
EQUIPE MF