E aí, futuros Policiais Federais? Como estão os estudos e demais preparativos para o futuro? Espero que todos estejam bem focados, mesmo depois dessas festas todas de final de ano.
Bem, hoje vamos fazer um post inicial sobre os exames médicos dos concursos para a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, abordando os temas principais desses dois certames, e as dicas mais gerais para você não cair em nenhuma cilada. Mais pro futuro, poderemos entrar mais nos detalhes de cada exame, em específico, mas por ora teremos uma abordagem mais geral. Esse tema é um dos temas mais importantes para o concurso de vocês, pois é uma etapa que elimina um número considerável de pessoas. Além disso, é uma etapa mais de cumprimento de formalidades do que qualquer outra coisa, e essa característica gera diversos problemas, tanto é que o concurso da PRF 2012 está hoje (em Jan/2014) temporariamente suspenso por conta disso. Mas, vamos aos pontos principais que você precisa saber.
1) Doenças incapacitantes – a primeira e mais importante coisa que você tem que entender sobre a etapa de exame médico é que: ele visa justamente identificar se você tem alguma das doenças incapacitantes à atividade policial. Logo, antes de verificar quais exames você terá que fazer, primeiro dê uma olhada exaustiva na parte de doenças incapacitantes, para saber se você tem alguma possibilidade de ter alguma daquelas doenças. Para tal, imprima essa tal parte do edital e vá analisando item a item. Algumas doenças são mais raras, mas outras são mais comuns, e podem acometer quase qualquer pessoa, inclusive você. Eu mesmo, antes até de começar a estudar pro concurso, fiz isso que acabei de dizer, ou seja, verifiquei todas as doenças incapacitantes, uma por uma. Daí então, identifiquei algumas coisas que poderiam potencialmente representar algum risco para mim (pelo fato de não ter um diagnóstico mais apurado feito no passado), e tratei de fazer exames preliminares por conta própria, para me certificar de que não tinha nenhuma das doenças incapacitantes, o que foi felizmente confirmado. Além disso, algumas doenças, dependendo do que forem, podem ser tratadas (isto é, se for algum tipo de doença não crônica, que você possa tomar remédio, ou tomar alguns cuidados quando estiver chegando perto do exame médico, como colesterol alto, por exemplo). Então, faça isso: verifique as doenças incapacitantes, desde já, e se tiver a desconfiança de que algo esteja fora do normal, procure um médico e faça o tratamento adequado, para evitar uma eliminação injusta.
2) Onde fazer os exames -- Laboratórios bons ou vagabundos? Grandes ou pequenos? Muita gente acha que é melhor fazer os exames num laboratório grande. Eu acho que depende. Isso é pura sorte, e também depende do caso, depende do exame. Nas clínicas grandes você é atendido segundo algum protocolo, que dificilmente será quebrado, e nas clínicas pequenas você pode ser atendido de forma mais customizada, o que poderá te ajudar caso precise de um resultado urgente, ou em determinado padrão de laudo, por exemplo, para cumprimento do edital. O importante é: faça os exames com bastante antecedência para que dê tempo de você refazê-los caso se depare com um laboratório ruim, ou que te atenda mal, com má vontade. Eu por exemplo fiz um determinado exame num laboratório pequeno, com uma médica muito mal humorada, e meu exame acusou um leve desvio (hoje em dia eu entendi porquê: o aparelho era antigo, usava um padrão obsoleto, então a culpa não era do meu estado de saúde), ela não se deu ao trabalho de procurar saber a causa desse problema, ou me indicar um tratamento, não se preocupou em buscar o motivo do desvio ou me deu qualquer possibilidade de solução. Daí eu procurei um outro especialista que falou que eu não tinha nenhuma doença incapacitante relativa àquele exame, e eu refiz o exame em outro laboratório num grande hospital, e deu tudo OK. Mas eu só consegui reverter isso porque fiz com MUITA antecedência, deu tempo de identificar a causa e refazer o exame. Aliás, puxando a sardinha pra outro tema, a mesma coisa vale para as certidões negativas: não deixe para emití-las em cima da hora, pois se por acaso houver algum homônimo seu com dívidas na justiça, vai levar um certo tempo até você conseguir limpar o seu nome, para poder entregar as certidões corretamente “limpas”.
3) Não se dê por satisfeito - se desconfiar de qualquer coisa ruim relativa ao exame, se tiver qualquer dúvida, ou desconfiar que algo saiu errado, não hesite em voltar lá na clínica/laboratório para mandar refazer o exame (pra fazer a contraprova), ou para incluir a informação faltante. Nesses concursos eles pediam, por exemplo, para constar a ESPECIALIDADE do médico, mesmo que fosse escrita à mão (à caneta). Pois então, alguns exames que eu fiz eu não conferi esses detalhes tempestivamente (na hora que recebi o laudo, na frente do médico), então tive que ter o trabalho de voltar lá e pedi pra refazer ou pra incluir à mão a informação faltante (um saco!). O ideal é conferir tudo na hora, pra perder o mínimo possível de tempo. Não deixe faltar QUALQUER FORMALIDADE que precise ter (segundo o seu edital), mesmo que o médico faça cara feia, resmungue, te olhe com desdenho ou aja ironicamente com você. Aconteceu comigo e aconteceu com muita gente, é bem comum acontecer esse tipo de situação com algum dos exames. E se ele se recusar a fazer o ajuste no documento, procure algum gerente na clínica ou faça o exame em outro lugar. E também se o exame apresentar qualquer alteração, peça explicações detalhadas ao médico, veja se é possível resolver o problema de alguma forma, às vezes é possível fazer algum tratamento (quando não se trata de uma doença incapacitante, mas sim uma situação temporária tratável, como exemplifiquei no caso do colesterol alto, que pode ser uma situação temporária e não uma doença crônica).
4) Imprima o edital e leve para o médico - sempre que for ao médico fazer a consulta de determinado exame, leve a parte do edital correspondente, e mostre pra ele. Mostre a ele a parte relativa à especialidade dele (ex: cardiologia), e deixe ele ler com calma, sem pressa. E mostre pra ele também as doenças incapacitantes (tá lá no final do edital), para que ele não corra o risco de colocar alguma informação no laudo que possa levar à interpretação de que você tem alguma doença daquelas, que você na realidade não tem. Adicionalmente, eu também sempre levava pro médico um documento impresso, feito por mim mesmo, e deixava uma cópia com ele (e/ou na recepção também), que servia como uma "prova" de que eu pedi o exame FORMALMENTE e ANTECIPADAMENTE com todos os detalhes citados verbalmente na consulta, e que teria o direito de reclamar caso não estivessem lá. O documento era mais ou menos assim:
“Sr. Médico,
Por favor observar que nos resultados dos meus exames médicos admissionais para a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal devem constar, necessariamente:
- Meu nome completo: FULANO DE TAL
- Nome do exame como consta no edital: ________________________________________
- Data do exame
- Assinatura do médico a caneta
- Especialidade do médico (preferencialmente no carimbo)
- Registro no órgão de classe específico do profissional responsável (no caso de ser médico, o número do CRM, bem legível)
- Laudo (se aplicável ao exame)
- Duas vias (uma para a PF e outra para a PRF)
- Obs: os laudos e exames não podem conter rasuras de qualquer tipo”
Ah! Além disso, como já citei antes, é importante também levar esse checklist consigo no momento de RETIRAR os exames, pois você poderá fazer a conferência tempestiva dos itens formais que o edital pede. Nos primeiros exames que eu fiz, eu esqueci de fazer isso, então só fazia a conferência ao chegar em casa, e aí quando havia algum erro (quase sempre havia algo faltando) eu tinha que retornar à clinica, me gerando um trabalho adicional desnecessário.
5) Exame de sangue - Cuidado com o exame de sangue. Verifiquem TODOS os itens que se pede no edital, um por um, e os nomes de cada item têm que estar batendo. SE NÃO ESTIVER, pelo menos DESCONFIE, PERGUNTE. Pode ser que não seja problema nenhum (pode ser que o laboratório use algum sinônimo para algum item), MAS pode ser que seja sim! Então, na dúvida, peque pelo excesso de zelo. Faça um checklist específico para os itens do exame de sangue, e confira e re-confira várias vezes. Lembre-se que todos os exames precisam de assinatura e especialidade do profissional responsável, e os exames de sangue às vezes vêm com assinatura digital, direto pelo sistema. Eu solicitei lá na minha clínica que eles viessem com assinatura manual, e eles fizeram isso direitinho, conforme eu pedi. Eu fiz os exames de sangue numa rede bem grande de laboratórios, mas mesmo assim (mesmo sendo uma clínica grande) eles mudaram o protocolo deles para me atender.
6) Avaliação clínica (necessário para alguns exames) - no exame cardiológico, por exemplo, diz assim:
II – cardiológicos, todos com laudo:
a) avaliação clínica cardiológica realizada pelo especialista;
b) eletrocardiograma;
c) ecocardiograma bidimensional com Doppler;
Vamos entender melhor isso, porque foi um ponto que gerou problemas pra muita gente nos concursos da PF e PRF. Repare que, segundo o edital, aqui há 3 coisas a fazer: um (item b) eletrocardiograma, um (item c) ecocardiograma, e no final, necessariamente, uma (item a) avaliação clínica do especialista. No edital não fala explicitamente, mas pela minha experiência e de outros colegas, eu creio fortemente que essa avaliação (item a) deva considerar os resultados dos itens (b) e (c). Eu pelo menos fiz assim. Então, na avaliação do médico (item (a), que foi a última coisa que eu fiz), ele escreveu lá no documento que meu eletrocardiograma estava ok, e que meu ecocardiograma também estava ok. Ou seja, o laudo que ele fez (a avaliação clínica realizada pelo médico) dizia explicitamente que os dois exames (eletrocardio e ecocardio) foram levados em consideração na avaliação feita.
Tem outro caso que isso acontece, no oftalmo, vejam:
IV – oftalmológicos: avaliação oftalmológica pelo especialista, considerando:
a) acuidade visual sem correção;
b) acuidade visual com correção;
c) tonometria;
d) biomicroscopia;
e) fundoscopia;
f) motricidade ocular;
g) senso cromático;
h) campo visual (campimetria computadorizada), com laudo;
Repare que no "caput" desse item, o edital fala que a avaliação tem que considerar TODOS esses itens. Ou seja, o médico tem que escrever no laudo dele que você está “APTO, segundo os itens de (a) até (h)”, ou seja, tem que ser explícito no texto, e necessariamente citar todos esses itens no laudo. Se ficar faltando algum, você pode ser reprovado!
No caso do otorrino, por exemplo, também é a mesma coisa: o laudo final do médico é a avaliação clínica, e tem que levar em consideração todos os exames feitos anteriormente.
V – otorrinolaringológicos:
a) avaliação clínica otorrinolaringológica realizada pelo especialista;
b) audiometria tonal com laudo;
Uma dica que eu dou para otimizar esse trabalho todo é: depois que entender bem tudo o que estiver ao seu alcance (por conta própria) na parte dos exames médicos (exames necessários + doenças incapacitantes), vá num médico do tipo clínico geral (ou um cardiologista, melhor ainda), e leve tudo isso pra ele analisar junto contigo. Aproveite a oportunidade e tire todas as suas dúvidas com ele. Aí vem a parte mais importante: saia de lá com TODOS os pedidos médicos de TODOS os exames em mãos. Daí você faz primeiro TODOS os exames necessários, e só DEPOIS marca as consultas com os especialistas de cada área, para que eles façam as suas avaliações clínicas/laudos. Fazendo isso que eu falei, você poderá marcar uma ÚNICA consulta com o cardiologista (por exemplo), e já chegar lá no dia da consulta com o exame “ecocardiograma bidimensional com Doppler” já pronto, pra mostrar pra ele. Desta forma, ele vai te examinar (perguntar coisas sobre sua vida, ouvir teu coração, etc), fazer o outro exame que falta “eletrocardiograma” (é que geralmente o cardiologista tem esse aparelho na clínica, e ele mesmo faz o exame), e concluir a consulta já te fornecendo ao final dela a avaliação clínica dele, levando em conta tudo isso, conforme o edital. Do contrário, se você marcar uma consulta com cada especialista, você terá o trabalho de ir lá duas vezes, sendo a primeira vez somente para explicar tudo pra ele, e ele vai te passar as requisições dos exames, e depois vai ter que retornar lá pra apresentar o resultado do exame, e pegar a avaliação clínica feita por ele. Seguindo o jeito que eu expliquei, você irá em cada médico uma única vez (exceto o cardiologista/clínico geral, que irá duas vezes), e depois mais uma única vez em cada especialista.
7) Conferencia na hora de entregar – dependendo do concurso, da cidade onde você mora, do número de pessoas habilitadas nesta fase do concurso, o dia da entrega dos exames é um caos, uma zona. Pra começar as dicas sobre esta parte: não deixe de retirar as capas dos exames em casa, com calma (eles vão fazer isso lá na hora, de qualquer jeito, caso você já não tenha feito em casa), contar todas as folhas (ex: 56 folhas no total), e também de XEROCAR ou ESCANEAR todas as folhas (ou tirar foto no celular), e ter todas elas guardadas, pois caso haja alguma reprovação no futuro, você poderá conferir se o exame estava ou não correto. Uma outra coisa que pode funcionar é: na hora de pedir os exames na clinica, pedir 2 cópias. Uma você vai entregar pra banca, e a outra vai ficar com você (geralmente as clínicas aceitam que você peça duas cópias, com exceção da chapa de raio-x, que se for daquele método tradicional, é item único). Tenha sempre registro de tudo! Ah! Eu também fiz o seguinte: algum tempo ANTES mesmo de separar os exames para entregar no dia do exame médico da CESPE, eu pedi pro meu pai (ou qualquer outra pessoa que não seja você) para conferir TUDO em relação ao edital. Assim você diminui bastante a possibilidade de errar.
8) Outras dicas de conferência na hora de entregar - Na entrega dos exames da PRF, eram MUITAS pessoas lá entregando exames, umas 300-400, sei lá. Um número bem grande. Então, estava um CAOS... Como era a primeira vez que eu entregava exames, não sabia como funcionava. Então, levei todos os exames dentro das capas dos laboratórios. Mas chegando lá, fomos orientados a retirar todas as capas, e deixar somente o conteúdo em si, as folhas dos exames propriamente ditos. Fizemos isso num banquinho de madeira, com os exames apoiados no colo, em cima da perna. Arrancando os grampos da maneira que conseguíamos (de forma improvisada), com pressa pra entregar logo (pois era a maior correria). Feito isso, íamos para uma uma mesa de uma pessoa que carimbava todas as folhas, um carimbo redondo escrito "CESPE", e um espaço disponível pra escrever alguma coisa (que eu vim a saber depois que era o NÚMERO DA FOLHA). Bem, carimbadas todas as folhas, íamos para a segunda fila. Lá, uma mulher escrevia em cada folha uma numeração sequencial, começando no 1... Então 1, 2, 3, 4. (...) 10, 11, 12 (...) 30,... 40,... 50... Imagina que TRABALHO DE CORNO a pessoa ficar numerando tudo, à mão... de centenas de candidatos... Ou seja, a pessoa que faz esse trabalho acaba ficando cansada né? Pois bem, ao final da numeração, ela perguntou pra mim: "foram 56 folhas... quer dar uma conferida?". Como eu não tinha contado as folhas previamente em casa (na PF eu fiz isso, porque já tinha aprendido a lição), eu disse "lógico", e peguei as folhas e comecei a ver se não tinha ficado uma grudada na outra, eventualmente sem o carimbo/numeração. RESULTADO: NÃO É QUE A PESSOA TINHA PULADO UMA FOLHA, QUE POR CONSEQUÊNCIA TINHA FICADO SEM O NÚMERO???... Fiquei muito P#$# da vida, mas também tive complacência com a pobre funcionária, carimbadora/numeradora. Tudo bem que seria a responsabilidade dela fazer aquilo ali SEM ERROS, mas minha experiência de vida sempre me disse que seres humanos não são máquinas, e eventualmente erram... Então eu terminei de folhear os documentos pra ver se não tinha havido uma outra falha, mas era só aquela falha a identificada. Daí ela pegou essa folha que ficou faltando a numeração e incluiu um número (número 57). Ou seja, essa folha ficou fora da ordem, mas ela falou que não teria problema, e que no final das contas o que importava mesmo era o número total de folhas. E vejam que DO MEU LADO na fila tinha um camarada que, ao ser perguntado sobre essa re-conferência da contagem de folhas, por parte dele mesmo (candidato), disse "não precisa não, obrigado". Pois Imagine se ficou faltando alguma folha a ser numerada no dele? Se aconteceu comigo, pode acontecer com qualquer um! Não sei como é que ele não quis conferir.... Não deixe de conferir o seu!
9) Formalidades do Edital – é engraçado que, quando começou a etapa do exame médico, eu imprimi essa parte do edital, marquei tudo que era importante com marca-texto amarelo, coloquei comentários à caneta, enfim, fiz minhas indagações, anotações, análises, etc. Depois disso, lancei minhas dúvidas para meus amigos médicos e também nos fóruns. Na época, fiquei bem ligado no Correioweb e nos grupos do Facebook, vendo as dúvidas das pessoas quanto às formalidades. É engraçado de ver como muita gente parecia meio neurótico com os detalhes, perguntando cada dúvida que parecia maluquice, indo atrás do detalhe do detalhe, “buscando pelo em ovo”. MUITA GENTE foi criticada por isso, por estar com excesso de zelo com relação aos exames médicos. Eu, como sou um cara muito detalhista, fui, como muitos, conservador, e realmente pequei pelo excesso, e acho que por isso estou APTO nos exames da PF e da PRF. Tenho certeza que muita gente que foi displicente quanto aos exames e ficou reprovada, e agora está “reclamando seus direitos na justiça”. Não queira ser um sub judice no concurso dos seus sonhos, e aja sim com absoluto excesso de zelo, pois isso muito poderá ser a diferença entre estar APTO ou não. Lembre-se que o objetivo do exame médico, sim, é verificar se você possui alguma doença incapacitante (como mencionei no início do post), MAS como toda fase do concurso, possui suas formalidades, que devem ser cumpridas à risca. Não permita que o nome de um exame incorreto, a falta de um CRM, a falta de especialidade de um médico, ou qualquer outra “mera formalidade” te deixe fora do seu sonho. Seja exagerado mesmo, seja detalhista, corra atrás dos mínimos detalhes para que seus exames médicos estejam perfeitos e impecáveis.
Bem, então, essas foram as minhas dicas gerais quanto aos exames médicos. Quando forem entregar seus exames, consultem esse post, pra já chegarem lá bizurados.
Boa Macacus Albinus!
ResponderExcluirRealmente vc foi um dos mais "neuróticos" sobre os detalhes dos exames. Mas por essa neura sua, muitas dúvidas minha e de muita gente já forma solucionadas mesmo antes de serem perguntadas. E como disse, aprovação é a finalidade.
Vale muita a pena ser detalhista (ou ter amigos próximos com essa missão, hehehe)
Vlw Macacus Albinus.
ResponderExcluirSó algumas dúvidas, onde ocorre a entrega de exames? Em cada estado ou somente em Brasília?
E como é a avaliação médica no dia?
Desde já obrigado.
A entrega dos exames médicos ocorre nas capitais dos estados. Você entrega os exames no mesmo dia que faz o exame médico. O exame é bem tranquilo, dura uns 10 minutos. Os médicos medem você (peso, altura, pressão, etc), fazem perguntas sobre doenças que já teve, cirurgias que já fez, doenças na família, etc, e também dão uma "geral" visualmente, do tipo: apalpam abdome, pedem para agachar, pra andar de um lado pro outro, aferem alguns reflexos, e também apalpam o saco escrotal (homens) e seios (mulheres). Esses exames são feitos por 2 médicos, geralmente um faz o exame em si, e o outro acompanha/anota os resultados. Basicamente é isso.
ExcluirTem que tirar a camisa ou retirar a cueca quando apalpam abdomen ou o saco escrotal ?
ExcluirEu tenho uma cicatriz na virilha, entao acho que seria desclassificado quando ficasse nu.
Sim, na hora de apalpar a bolsa escrotal, tem que baixar a cueca para os médicos (normalmente são dois). Uma cicatriz, por si só, não reprova ninguém, ora. Só se indicativo de ter alguma das doenças incapacitantes. Consulte o edital com calma, e boa sorte.
ExcluirAh sim, então viajar mesmo só no curso de formação né?
ResponderExcluirSe você já mora numa capital, sim.
Excluiramigo esse item do edital dá um medo, pois eu tenho esse problema, mas não é nada que me atrapalhe ou me limite a fazer algo. não estou apto por causa disso então ?
ResponderExcluiri) “genu valgum” que apresente distância bimaleolar maior do que 7 cm, cujas radiografias realizadas
em posição ortostática com carga, mostrem ângulo de 5º, no gênero masculino, no eixo anatômico;
Não sei te dizer. Tem algumas patologias que, a principio, nos parecem coisas simples, e que não vão atrapalhar o dia-a-dia policial, mas que na verdade são relacionadas com a incerteza do servidor publico se aposentar por invalidez antes do tempo. Leve isso em consideração. Procure um médico, leve o edital pra ele impresso, e peça para ele analisar isso pra você. De qualquer forma, não desista de cara, faça todas as etapas, e veja se realmente vão detectar isso ou não nos exames médicos, pois às vezes o GRAU da sua patologia pode ser baixo/insignificante. Boa sorte!
ExcluirPrezado Colega
ResponderExcluirPoderia informar se após a apresentação dos laudos na PF (CESPE), é feito exame médico pela junta da CESPE?
tenho miopia, se meu laudo apontar tudo certinho e ok nos conformes com o edital existe a possibilidade de ter que fazer exame médico com os médicos da CESPE?
Se sim, como funciona e o que é averiguado no exame médico feito por eles?
Grato pela atenção e ajuda nesta etapa de nossas vidas.
Sim, o exame médico tem duas partes. Uma delas é a apresentação dos exames, e a outra é o exame médico em si (feito por uma junta da banca do concurso). Boa sorte!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, parabéns pelo BLOG.
ResponderExcluirTenho duas dúvidas sobre exames médicos para aprovação PRF.
1) Tenho 4,5 graus de miopia nos dois olhos e por isso utilizo óculos e eventualmente lentes de contato. Isso será motivo para não aprovação? Qual é o limite de graus de miopia aceitável na PRF?
2) É preciso ter todos os dentes? Pergunto isso pois me faltam dois!
Alexandre, não sou especialista na área médica. O que conheço bem são os detalhes do PROCESSO do exame, e seus respectivos bizus. Ou seja, não sei responder a sua dúvida. Mas creio que olhando diretamente no último edital você possa resolver isso rapidamente. Mas, caso permaneça alguma dúvida, procure um médico desta especialidade, pois com certeza ele vai saber te dizer isso ai. Boa sorte, e depois volte aqui para comentar com a gente no que deu esse caso! Abs.
ExcluirCara, acabei de receber a noticia de que falta um exame de TGP de sangue. Tenho certeza, inclusive marcado na minha lista, como presente. Mas agora tenho que re-enviar este exame. Mas, não faço idea de pra onde devo manda. Não encontrei no edital.
ResponderExcluirAlguma idea? Obrigado.
Gabecash, Obrigado pela pergunta. Vá até o item 3.14.2 do edital de abertura e lá constará as informações. Já adiantando, o comparecimento para entregar os exames faltantes será dia 27 e 28 de maio de 2015.
ExcluirForte abraço!
Bom dia!
ResponderExcluirO Candidato já sai da Avaliação Médica sabendo se foi APTO ou INAPTO???
Fred, bom dia.
ExcluirOFICIALMENTE o resultado sai apenas no site do CESPE, na data estipulada no edital. MAS se você quiser perguntar aos médicos, ao final do seu exame, se teve algum problema com a sua saúde, você pode perguntar, é direito seu. Conheço casos de médicos que falaram "PASSOU" (não me lembro de casos de negativa), mas aquilo ali não vale absolutamente nada, já que logo depois da sua consulta, eles podem se reunir, conversar, e chegar à conclusão que você NÃO está APTO, e você então vai sair de lá com uma informação falsa. Acho que vale a pena sim, perguntar, mas numa boa, com simpatia, etc, pra ver se você consegue "arrancar" a informação. Beleza?
Grato!
ExcluirQuanto ao candidato que já fez cirurgia no joelho (ligamento e menisco) e já pratica esportes normalmente (recuperado), qual a sua opinião? É fácil dar INAPTO?
ExcluirFred, desculpe-nos quanto à demora na resposta. A página não está abandonada não, nem nunca vai estar. Mas, sobre sua pergunta especificamente, não creio que seja AUTOMATICA a inaptidão, exceto se já constar no EDITAL explicitamente. O que provavelmente acontece num caso desse tipo é o médico solicitar exames adicionais. Espero ter ajudado! Abs.
ExcluirAh beleza....valew. ..
Excluirdesculpas pelo "abandonada", foi só para pressionar...kkk
e deu certo...kkk....ou foi mera coincidência.
Grato!
Que isso guerreiro...
ExcluirEstamos aqui para ajudar sempre. Sua cobrança é fundamental para melhorarmos!!1
Estamos Juntos!
Forte abraço!
Gostaria de saber se houve reprovações devido a assinatura digitalizada, pois meus exames laboratoriais encontram-se com esse tipo de assinatura e fiquei na duvida depois de sua menção no post acima?
ResponderExcluirsim, estou no certame do MPU que segue o mesmo protocolo da PF e PRF.
Vlw, abraco!
Johansson, no meu ano de concurso, não me lembro de ter visto reprovações deste tipo, não. Depois, conte para gente se deu tudo certo no seu concurso. Abs e boa sorte!
ExcluirTenho gastrite crônica posso ser desclassificado?
ResponderExcluirAcho muito difícil que nos exames médicos isso seja detectado. Não me lembro de haver algum exame específico que detecte isso.
Excluirencontrei no edital para quem tiver doenças inflamatórias intestinais não estaria apto.
ExcluirPor isso fiquei em dúvida
Sou portador de protusão discal na coluna cervical (discopatia) e osteocondrose do ombro (lesão na cartilagem), e esses problemas incapacitam o candidato no concurso. Porém, a banca pede somente um raio x de perfil da coluna cervical - que dificilmente detecta discopatias-, e não pede nenhum exame específico do ombro. Neste caso, esses meus problemas passariam abatidos?
ResponderExcluirSe não pega no raio x, nesse momento passaria batido. Porém, em outros momentos, como quando vc tem que dizer se possui alguma cirurgia ou alguma doença presente no edital, nesse momento não passaria batido. Entretanto o ideal é você realizar outro exame e levar o edital ao seu médico para ver se o problema pode ser tratado.
ExcluirForte abraço!
Eu fui diagnosticado recentemente com uma pequena Protusão Discal na lombar o que um raio X que eles pedem não irar detectar.. porém uma ressonância magnética detecta.. corro esse risco de ser reprovado por isso?
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNa parte de ESPECIALIDADE, é se é médico, fisioterapeuta, fono... ou a especialidade médica? Fui ver o laudo do meu raio x e só tem o nome, o CRM e a assinatura do médico. Não fala se é médico radiologista. O que acha? Obrigada
ResponderExcluirQuando o edital pede a especialidade, é a especialidade do PROFISSIONAL, seja ele tecnico, medico, fono.... dê uma olhada no seu edital e veja se ele não trata desta maneira. Abs.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá amigo Macacus Albinus . Preciso da sua ajuda... tenho 16 anos , meu sonho é ser policial federal . Estou me atualizando e me informando nessa área , lendo edital , dicas de estudo , dicas para o taf e gostei muito deste blog e ele ajuda muitas pessoas e até desperta para algumas duvidas que eu tinha . Mas , no entanto ainda preciso fazer meu nível superior , tirar a CNH e me organizar e estudar. Me indicaram eu fazer um tecnólogo de 2 anos e estudar para o concurso da PF , realmente da para conciliar ? é bom ? queria entrar na PF na média dos 23~27 anos , não quero entrar velho , com 30 em diante.. me ajude , preciso de conselhos de pessoas da área para me auxiliar.
ResponderExcluirEu vou dormir e acordo pensando no meu sonho , como eu vou chegar lá , me imagino na ANP , fardado , só falo em concurso público , em ser policial federal , em meu sonho , em correr atrás , quero muito isso para a minha vida .
ExcluirOlá Marcos. Totalmente possivel fazer curso de tecnologo para entrar na PF. Se o seu sonho é ser policial federal, esse é o caminho mais curto. Já comece a estudar desde já, e vá se preparando fisicamente. O resto você tira de letra.
ExcluirObrigado amigo. Tenho bastante dificuldade na natação , mas irei correr atrás do meu prejuízo e me esforçar . Você me aconselha estudar por apostilas de cursinhos que tem nome e que já aprovou muita gente ( Alfa,Estratégia,Cers,Focus ) ou Aqueles livros pesados de Direito, AFO e das básicas ?
ExcluirMarcos, eu não posso recomendar nenhum cursinho especifico ou livros, pois esse tipo de coisa é muito individual. Cada um tem que entender qual método funciona melhor para si. O que eu acho é que você deve começar aprendendo por AULAS (presenciais ou pela internet), e depois partir para exercícios e simulados. Abs!
ExcluirObrigado amigo.
ExcluirFiz recentemente um exame de ecocardiograma bidimensional com doppler com laudo.
ResponderExcluirAcontece que o médico que fez o laudo, assinou e carimbou o exame e no carimbo consta seu nome, especialidade e CRM, porém ao entrar no site CRM-PR, para consultar a especialidade do médico consta SEM ESPECIALIDADE REGISTRADA.
Isso pode me gerar algum problema?
Seria interessante você perguntar ao médico sobre isso. Pode ser que ele tenha feito a especialização mas não tenha informado ao CRM. Abs!
ExcluirPARA PF E PRF,tenho ceratocone,mas as lentes corrige o problema e no sangue acusa doença de chagas,porém conforme especialista já não tenho mais ,mas os anticorpos sempre irão acusar ,quero saber quanto a eficácia do LAUDO MÉDICO ,pois sou agente de transito e os laudos foram suficientes para exercício da função .
ResponderExcluirOla Paulo! Como sempre temos comentado por aqui, é difícil responder a essas questões médicas tão específicas, pois não somos da área médica. O recomendável é você imprimir o edital e levar para um especialista, para que ele possa dar um parecer técnico a respeito da sua situação em específico. Espero que tenha sucesso na empreitada! Estamos juntos. Forte abraço, Equipe MF.
ExcluirOlá amigos, fui diagnosticado recentemente com PEQUENA PROTUSÃO DISCAL L5 S1, confesso que isso me desanimou muito referente a minha preparação para a PF e PRF pois eu não sei se isso me reprovaria nos exames médicos, essa pequena lesão só é visível com Ressonância Magnética.. não sinto dores e nem incapacitado de fazer exercícios..Alguém saberia me tirar essa dúvida? Isso pode me reprovar ou não em algum desses certames? No momento estudo p PRF...já olhei no edital e não achei nada sobre esse problema... ficarei muito agradecido se alguém puder compartilhar a opinião de algum relato ou fato parecido... obrigado
ResponderExcluirOla meu amigo. Assim como acabei de comentar com o colega Paulo, logo acima, é difícil responder a essas questões médicas tão específicas, pois não somos da área médica. O recomendável é você imprimir o edital e levar para um especialista, para que ele possa dar um parecer técnico a respeito da sua situação em específico. Porém, especificamente sobre esse seu caso, como você mesmo falou, pode ser que os exames solicitados no edital (Ex; raio-x da coluna vertebral, apenas) não sejam capazes de identificar o seu problema, então você fica quieto no dia do exame, e passa sem problemas. Claro que sempre será um risco constante, pois a qualquer momento o problema poderá ser detectado e você poderá ser eliminado, mas você tem uma chance grande de não ser detectado, pelo que você mesmo falou, já que isso não atrapalha a sua vida em nada. Procure um especialista, leve para ele o edital impresso, e tire suas dúvidas. Espero que tenha sucesso na empreitada! Estamos juntos. Forte abraço, Equipe MF.
ExcluirMeu irmão muito obrigado por compartilhar sua opinião comigo.. ando bastante ansioso referente a esse problema.. meio neurótico ja com isso.. tipo se eu ralar tanto e ser aprovado em todas e ser inapto por esse problema..mesmo assim parceiro obrigado pela sua opinião.. forte abraço
ExcluirTenho exatamente o seu mesmo problema! Não vejo como ele ser identificado sem ressonância magnética, e também não vejo como pedirem isso. Até pq se pedirem ressonãncia, vão eliminar 90% dos candidatos, já que discopatia é algo que todo mundo tem, e é passivel de eliminação
ExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirVi alguns depoimentos que desvio de septo te torna eliminado.
Minha dúvida é se no dia do exame eles olham dentro do nariz, olhos, ouvidos e tal?
Pois pelo que vi nos exame do otorrino, essas informações não vão, então como sabem que a pessoa tem desvio de septo??
Abração e parabéns pelo blog, estou sempre acompanhando!
Rodrigo, sim, no dia do exame eles fazem um exame clínico que pode incluir olhar a garganta, ouvidos, nariz, etc. Porém, creio que essa questão do desvio de septo, como qualquer outro problema que possa ser impeditivo, depende muito do GRAU de evolução. Um pequeno desvio pode passar despercebido, ou mesmo não ser relevante aos olhos do médico. Isso é caso a caso. Abs, Equipe MF.
ExcluirOlá. Gostaria de saber se e realizado exame de audiometria? Pois tenho pequena perda e sera que posso ser reprovado?
ResponderExcluirOlá meu amigo. A resposta que você precisa estava no edital. Bastava dar uma olhada no site da banca CESPE no atual concurso de Agente. Na parte dos exames médicos requeridos, página 38, contém: "IX – otorrinolaringológicos:
Excluira) laudo descritivo e conclusivo de consulta médica realizada por médico especialista
(otorrinolaringologista), que deve adicional e obrigatoriamente citar o seguinte exame laboratorial:
audiometria tonal, com laudo; ". Boa sorte. Equipe MF.
Uau. Vocês são demais, caras. Eu trabalho com o pessoal da PF e nunca ninguém tinha me informado tantos detalhes! Esse blog tá me passando uma segurança muito boa. Valeu, pessoal!
ResponderExcluirTiva, obrigado pelo seu feedback. Nós gostamos de ajudar as pessoas. Acompanhe também nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/MissaoFederalMF/. Abs, Equipe MF.
ExcluirBoa tarde pessoal.
ResponderExcluirEstava olhando os exames cobrados, como raio-x de coluna e percebi que não é possível constatar várias causas de eliminação apenas pelo raio-x. Como discopatia. A ressonância não é exigida, mas pode ser caso desconfiem de alguma coisa? Gostaria de alguma elucidação a respeito.
Discopatia é algo que 99% da população depois de uns 25 anos tem. Acho bizarro colocarem como fator de eliminação. Se pedirem ressonância a todos, vao constatar que 99% dos candidatos estão inaptos.
Anna, sim, a junta médica pode solicitar exames complementares caso desconfie de algum problema na sua coluna, que por sua vez pode ser detectado pelo raio-x, quanto também pelo exame clínico que você vai fazer "in loco". Se for uma discopatia leve, pode ser que não seja detectada, como também não vai atrapalhar seu curso de formação, e tampouco sua vida como policial. O que você tem que ponderar é a sua saúde, pois isso é o que mais importa, ok? Acompanhe também nossa fan page no Facebook, em https://www.facebook.com/MissaoFederalMF/. Abs, Equipe MF.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAlex, no raio-x pode até não detectar, mas no exame clínico você tem que ficar nu, para ser examinado por 2 médicos, e pode ser que eles visualizem a cicatriz da cirurgia na coluna. Além disso, eles fazem uma entrevista, vão perguntar se você já sofreu alguma cirurgia, e pra finalizar, você assina um documento dizendo que autoriza o DPF a fazer levantamento de suas informações médicas em qualquer clínica ou hospital... O ideal seria você fazer essa cirurgia após passar no concurso.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAlex, tanto pelo exame clínico quanto pela investigação. Porém, creio que eles só investiguem nos hospitais se houver SUSPEITA de que o candidato mentiu. Sobre a cirurgia estar listada nas incapacitantes, veja que no último concurso pra APF consta "passado de cirurgia de hérnia discal" como incapacitante. Não sei dizer sobre o conflito de normas que você citou. Como te falei antes, acho que se você fizer a cirurgia, e ficar com a cicatriz, a chance de ser eliminado é muito grande, infelizmente.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAlex, não temos como dar maiores detalhes sobre a investigação médica, mas é bom "não abusar da sorte". Se a junta médica desconfiar de algo, poderá investigar, inclusive durante TODO o concurso, até o dia da sua POSSE... Lembrando que uma omissão ou informação mentirosa pode te tirar do certame. Procure um médico para tirar todas as suas dúvidas. E sobre os normativos, o que podemos dizer é que normalmente "o edital é a lei do concurso", e desde que não esteja em conflito direto com nenhum outro normativo superior, é o que está valendo. Ok? Abraço e boa sorte!
Excluirblz, obrigado pelas dicas...
ExcluirBoa noite!
ResponderExcluirSou piloto de helicóptero e apaixonado pela polícia federal. Tenho um leve daltonismo onde não consigo enxergar bem os números no teste de ishihara porém enxergo as cores separadas perfeitamente a ponto de ser aprovado nos exames médicos feitos pela aeronáutica. Gostaria de saber se isso poderia ser item incapacitante para a profissão de agente federal?
Desde já agradeço
Meu amigo, um dos exames solicitados no concurso para o DPF é o "g) senso cromático (teste completo de Ishihara)". O que você pode fazer é ir numa clínica oftalmo e fazer esse exame como "teste", pra ver se consegue passar ou não. Aproveite e leve o edital impresso debaixo do braço, e mostre ao médico. Discuta com ele sua situação, e veja a opinião dele. Boa sorte! Estamos juntos!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOlá amigo. Não sabemos dizer qual seria um "laudo ideal", pois infelizmente não somos médicos. Imagino que uma "DISCRETA redução de espaço entre discos" não seja uma doença incapacitante, mas APENAS UM PROFISSIONAL DA ÁREA MÉDICA PODERÁ CONFIRMAR ISTO. Uma sugestão que podemos dar é: não se baseie em palpites, mas ao invés disto, procure um profissional, leve o edital impresso pra ele, mostre seus exames, e peça a opinião dele. Se não sentir firmeza, vá em outro médico, peça uma segunda opinião, terceira opinião, etc., mas não fique com a dúvida! Grande abraço e boa sorte nesta empreitada. Depois conte pra gente no que deu!
Excluirola tenho um aste de titanio do calcanhar até o joelho devido a um acidente de moto em 2010, mas hoje já corro,pulo, salto... e não sinto dores.Será que isso poderia me prejudicar em algo?
ResponderExcluirJá vi um aluno com um pino em cada joelho ser aprovado, até a posse...
ExcluirEm relação a saúde bucal? Quais os requisitos? Eu tenho falta de dentes na parte de trás da boca?
ResponderExcluirDei uma olhada bem rápida no edital, e parece que não há impedimento quanto a isso, mas não custa você checar. Basta acessar o site do CESPE, buscar o edital do ultimo concurso de Agente 2014, e conferir. Veja:
Excluir4 Dos Resultados do Exame Médico
4.1 São condições clínicas, sinais ou sintomas que incapacitam o candidato no concurso público, bem
como para a posse no cargo:
(...)
IV – boca, nariz, laringe, faringe, traqueia e esôfago:
a) anormalidades estruturais congênitas ou não, com repercussão funcional;
b) desvio acentuado de septo nasal, quando associado à repercussão funcional;
c) mutilações, tumores, atresias e retrações;
d) fístulas congênitas ou adquiridas;
e) infecções crônicas ou recidivantes;
f) deficiências funcionais na mastigação, respiração, fonação e deglutição;
Bons estudos!
Obrigado!!!!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde Macacus,
ResponderExcluirPor acaso você lembra durante a realização dos exames médicos o que a junta médica pediu para você fazer em relação aos movimentos de articulação, como por exemplo, agachar-se, ficar num pé só ou qualquer coisa relacionada?
Digo isso pois tenho uma placa decorrente de uma fratura no tornozelo. Esta placa já está consolidada há 3 anos e nunca me impediu de realizar quaisquer atividades físicas.
Muito obrigado pelo esclarecimento.
Grande abraço.
Olá Felipe. Sim, os médicos fazem vários testes clínicos, do tipo agachar, inclinar-se para frente, caminhar, dobrar articulações, etc, tudo a critério deles, e feito caso a caso. Nós não recomendamos, em hipótese alguma, você esconder uma condição médica, pois há previsão legal no edital para eliminar candidatos que tenham mentido ou omitido qualquer situação. Se for uma condição de saúde que possa comprometer sua saúde (exemplo: um problema cardíaco grave), pior ainda, pois você poderá passar por maus momentos durante o curso de formação. Bem, essa é a nossa opinião. Bons estudos e boa sorte. EQUIPE MISSÃO FEDERAL.
ExcluirOlá, amigos. Boa noite! Li em outro local que cicatrizes de cirurgias podem ser causas de eliminações nos exames médicos. Poderiam me informar se simples cicatrizes, como cirurgia para retirar o apêndice, seria uma dessas causas? Falo de concursos da área de Seg. Publica, mais especificamente, PF. Grato pela atenção!
ResponderExcluirFique tranquilo...Cirurgia para retirar o apêndice não é causa para eliminação!!!
ExcluirForte abraço!!! Estamos Juntos
Vlw!
Excluire quanto a retirada de vesícula alguém sabe sobre algo?
ExcluirBom dia, eu gostaria de saber se há algum problema em receber os laudos por escrito. Meu irmão foi aprovado no concurso do Exército, aí ele foi ao oftalmologista e recebeu o laudo escrito e teve o RG colocado de caneta, será que é aceito? Alguém foi reprovado no seu concurso por isso?
ResponderExcluirNão vejo obrigatoriedade do laudo ser entregue manuscrito. Eu mesmo entreguei um laudo neste formato em meu concurso e não houve nenhum problema. Bons estudos, guerreiro.
ExcluirBom dia, no caso do exame oftalmológico, tenho grau 3,75 em um olho e 3,5 em outro, hipermetropia. Caso eu faça a cirurgia corretiva, esse problema estará resolvido para a PF ou PRF? Ou tem algum impedimento quanto a realização desse procedimento? Obrigado!!
ResponderExcluirNão há nenhum impedimento para entrar na PF/PRF caso vc faça essa cirurgia!!! Forte abraço!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa noite,gostaria que de saber se a reprovação por ter varicocele serve para qualquer grau, e se; fizer uma cirurgia que é simples, coloca em risco minha aprovação.No caso da PF
ResponderExcluirGrato
Olá Alexandre. O ideal mesmo é você marcar uma consulta e levar o edital IMPRESSO para um médico especialista, pra ele poder te responder melhor. Pelo visto, é impeditivo sim, mas a palavra final é do médico.
ExcluirSegue o trecho do edital que fala nessa doença:
"4.1 São condições clínicas, sinais ou sintomas que incapacitam o candidato no concurso público, bem
como para a posse no cargo:
(...)
i) varicocele e(ou) hidrocele em fase de indicação cirúrgica;"
Boa sorte, e bons estudos!
Obrigado pela resposta.
ResponderExcluirJá Fiz o que recomendou.
O especialista afirmou que é grau 1(sem intervenção cirúrgica no momento)
Na bateria de exames é feito esse laudo específico?
No exame clínico com os dois médicos poderiam indagar,caso não solicite , posso eu mesmo pedir para que solicitem um especialista;para que não haja uma irrasuabilidade e julguem injustamente?
Faixa etária 39anos é comum na aprovação geral ?
Parabéns pelos esclarecimentos à todos!
Ola Alexandre,
ExcluirSugiro a você que dê uma olhada no ultimo edital do concurso de Agente. Lá tem a lista de exames que você vai entregar. O exame clínico que é feito no dia da entrega é apenas uma "olhada geral". Não tem nenhum aparelho específico. Mas CASO os médicos percebam alguma condição que gere dúvida sobre seu estado de saúde, eles podem pedir exames adicionais, que serão feitos num outro dia e entregues ao CESPE.
Eu vi vários alunos com mais de 40 anos, e eram todos atletas.
Abs,
Equipe MF.
Fiz uma cirurgia de Érnia escrotal faz uns 5 anos, que me deixou uma cicatriz na região pélvica. Hj faço exercícios e pratico esportes normalmente.Vcs acham que posso ser considerado inapto na avaliação médica no concurso público do CBMPA?
ResponderExcluirOlá Renato,
ExcluirNão conheço o edital desse concurso. Mas minha recomendação é sempre genérica: imprima o ultimo edital, leve para um médico especialista, e peça uma avaliação a ele. É a melhor forma de você se balizar.
Boa sorte!
Equipe MF
Obrigado!
Excluirfiz uma cirugia de hernia umbilical ha 3 anos,isso pode eliminar do concurso,ja que fica a cicatriz?
ResponderExcluirOla Jorge,
ExcluirCicatrizes, por si só, não são impeditivos. Imprima o edital do ultimo concurso e leve para o médico especialista avaliar a situação pra você.
Equipe MF.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Robson.
ExcluirO que sempre respondemos é o seguinte: não somos médicos, ou seja, não somos especialistas, e fica complicado dizer que sua condição é incapacitante ou não.
Nossa recomendação de sempre é: imprimir o edital e levar a um médico especialista no seu assunto, para que ele possa dar uma opinião técnica e balizada sobre sua condição.
Boa sorte, e bons estudos!
Equipe MF
Boa noite! Fui convocada para a apresentação dos exames para um concurso público porém percebi o resulto do exame de sangue apresentou que estou com o colesterol alto e o parasitológico apresentou que estou com um ALGUNS CISTOS DE Entamoeba coli. Sabem dizer se isso pode me reprovar ?
ResponderExcluirObrigada!
Olá minha cara Denise. Obrigado por participar do nosso Blog!
ExcluirInfelizmente fica impossível responder sua pergunta de forma tão genérica, pois tudo depende da parte do seu edital (que eu não sei de qual concurso é) que fala das CONDIÇÕES INCAPACITANTES. Você precisa olhar se por acaso "colesterol alto" ou "cistos de entamoeba coli" são condições que te reprovam.
Leia seu edital com atenção e tire suas dúvidas, e caso elas permaneçam, sugiro fortemente que consulte um médico especialista. Muitas das alterações em exames podem não significar nada, mas é importante que você investigue a tempo de corrigir.
Boa sorte no seu concurso!
EQUIPE MF
Olá boa tarde! O concurso é para docente nível superior no IFRJ. No edital fala apenas que o candidato tomará posse apenas se estiver apto na avaliação médica e na comprovação dos documentos exigidos no concurso.
ExcluirNão diz quais as condições incapacitantes.
Obrigada.
Denise,
Excluir"O edital é a lei do concurso". Tem que ter isso escrito lá, de forma bem objetiva (e não subjetiva). Dê uma conferida.
Abs
Equipe MF
olá boa tarde , no caso dos ombros , poderia informar como eles fazem para examinar?
ResponderExcluirEles examinam superficialmente, mandam fazer alguns movimentos simples e depois já passam para outras articulações.
ExcluirAbs.
Equipe MF
obrigado.
ExcluirPossuo pés plano flexíveis e irei procurar um Ortopedista para ele me indicar o que fazer (Fisioterapia ou Cirurgia). Caso eu faça a cirurgia nos pés (onde eles colocam parafusos) e eu me recupere e que nada me impossibilite, mesmo assim pela cirurgia feita (Parafuso/Cicatriz) posso ser considerado INAPTO?
ResponderExcluirOutra dúvida: Quem tem pé chato (Rígidos ou Flexíveis) e que não atrapalhe em nada, pode ser Agente da PF?
Erick,
ExcluirJá deu uma olhada no edital sobre o que diz sobre isso?
Verifique o último edital (www.cespe.unb.br/concursos/DPF_14_AGENTE/), pois sua dúvida pode estar já respondida lá.
Se permanecer a dúvida, sugiro levar o edital para um médico, especialista no assunto, e quem poderá te ajudar melhor.
Estamos juntos!
Equipe MF.
Olá, sempre pratiquei esportes e tenho um achado no eletrocardiograma de repolarizaçao precoce. Porém, no ecocardiograma e o de esforço meus resultados dão excelentes. Podem me reprovar por repolarizaçao precoce?
ResponderExcluirOlá meu amigo(a),
ExcluirSe este item constar como "incapacitante" no edital eles porem te reprovar sim. Baixe o edital e dê uma lida nesta parte que citei.
Bons estudoS!
Equipe MF
Obrigado. Eu passei em um concurso da pm, que não tinha este item no edital e mesmo assim queriam me reprovar. Vou ler o edital.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, gostaria de saber se é feito os testes de acuidade visual no momento em que faz o exame com os dois médicos? Parabéns pelo blog, excelentes informações!
ResponderExcluirOlá Robison. Apenas é feito o teste de acuidade visual no médico especialista pedido no edital (aquele que é feito anteriormente) Forte abraço.
ExcluirBons Estudos
Equipe MF
Boa tarde.
ResponderExcluirA banca da PC-GO será a CESPE, na avaliação médica é feito o exame de acuidade visual na hora ou somente o laudo já supre essa necessidade
Em todas as provas anteriores até a presente data, apenas o laudo já supre essa necessidade.
ExcluirBons Estudos!!!
Tenho que fazer uma cirurgia de criptorquidia, a principio terei que tirar um testiculo, e tenho O torax chamada peito escavado.. isso ira me impedir no exame medico sendo que o resto sou sádio? poderei entar com recurso caso reprovado? PRF
ResponderExcluirJá deu uma olhada no último edital sobre o que diz sobre isso?
ExcluirVerifique o último edital no site da CESPE, pois sua dúvida pode estar já respondida lá.
Se permanecer a dúvida, sugiro levar o edital para um médico, especialista no assunto, e quem poderá te ajudar melhor.
Estamos juntos!
Equipe MF.
dei uma olhada e consta no concurso de 2013: infelizmente, mas não vejo nenhum problema com esse meu problema, mas vai saber oque a banca pode me dizer.. nao entendo muito desses concursos em parte de exames.mas irei procurar o medico sim, mas se tiverem alguma segestao ,agradeço
ExcluirO que posso te dizer é que nos exames clínicos presenciais da PF e da PRF, pelo menos com base nos últimos concursos, você tem que ficar nu e eles apalpam seu saco escrotal. Boa sorte. EQUIPE MF.
ExcluirOk . Mas no meu ver isso não
ResponderExcluirParece incapacitativo pra função .. Qual a visão que eles teriam ? Qual sua opinião . Sendo? que o resto não teria .. Tipo estrias na região enfim. No aguardo...
Não temos como emitir opinião sobre isso, pois não somos médicos. O ideal é você se consultar com um médico especializado no assunto. Imprima o edital e leve pra ele.
ExcluirSobre essa condição atrapalhar você ser policial ou não, também não temos como dizer.
O problema é que O EDITAL É A LEI DO CONCURSO. Se você ler o que consta no último edital de Agente da PF, por exemplo, vai encontrar o seguinte:
4 Dos Resultados do Exame Médico
4.1 São condições clínicas, sinais ou sintomas que incapacitam o candidato no concurso público, bem
como para a posse no cargo:
(...)
IX - aparelho genito-urinário:
(...)
k) criptorquidia;
Agora, se os médicos que vão fazer o exame vão perceber que você possui essa condição ou não, não temos como dizer. Só o médico especializado vai dizer se sua condição é grave ou não, se é detectável ou não.
Procure um médico para tirar essa dúvida da sua cabeça. Depois conte-nos o resultado. Esperamos ter ajudado em alguma coisa.
Abraco,
Equipe MF.
Ok pode deixar. Espero que eu receba uma notícia boa ..
ExcluirNo caso .. Se o meu médico particular avaliar como apto do caso a função . O mesmo Valerá no dia caso reprove ? Servirá com justificativa??
ResponderExcluirA junta médica do CESPE é soberana com relação a essa questão, mas se você achar que foi injustiçado, a solução mesmo é procurar um advogado e entrar na justiça, e talvez consiga continuar no concurso "sub judice". Boa sorte!
ExcluirNo caso de ter um testicolo isso irá implicar? Não diz no edital.
ResponderExcluirNo edital de ESCRIVÃO 2012 falava algo sobre isso, vejamos:
Excluir"m) a existência de testículo único na bolsa não é incapacitante desde que a ausência do outro não
decorra de anormalidade congênita; a hipospádia balânica não é incapacitante;"
Porém, não encontrei menção EXPLÍCITA sobre isso no edital de abertura do último concurso, qual seja, de AGENTE 2014 Aconselho que você leve o edital COMPLETO impresso a um urologista e confirme com ele a informação.
Boa sorte.
EQUIPE MF.
Gostaria de saber a respeito das características ortopédicas. É pedido ressonâncias magnéticas dos membro inferiores e superiores (ombros, cotovelos, joelhos e tornozelos)?
ResponderExcluirNo edital de 2014 para Agente de PF no Anexo III sitava como incapacitante para o cargo o item X – aparelho osteomioarticular, onde dentre inúmeras características existia o item "U" que dizia;
u) distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho ou lesões por esforço repetitivo, incluindo
tendinopatias em membros superiores e inferiores.
Pergunto; Como saber se o candidato tem uma tendinopatia sem uma ressonância magnética.
Muitos candidatos ao cargo de Agente de PF são ou possuem o perfil de atletas amadores, pois fazem barras, nadam, correm e praticam musculação para adquirirem uma boa condição física para o TAF e nesse meio tempo, entre a preparação e a realização do TAF é possível e até comum surgirem algumas lesões, tais como tendinites, LAPS e outras tantas associadas à prática de esportes. Em fim, minha grande dúvida é: PEDEM EXAMES DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DOS MEMBROS INFERIORES E SUPERIORES AFIM DE DETECTAREM ALGUMA LESÃO? Obriga MF e parabéns pela iniciativa.
Força e Honra!
Jackson,
ExcluirA lista de exames que você terá que entregar à banca do concurso consta no edital. Dentre estes exames NÃO consta RM.
No entanto, se no exame clínico o médico desconfiar de alguma condição incapacitante, ele poderá pedir exames complementares, incluindo RM.
Espero ter ajudado.
EQUIPE MF
Dúvida sanada.
ExcluirObrigado.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEstou estudando e trabalhando é me mantendo o foco para concurso, porém tenho ceratocone. No olho esquerdo fiz transplante de corneá a visão está boa, já no olho direito a doença esta no inicio é não me atrapalha isso pode ser considera como inapto? para o cargo de Agente da PF?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirPela cirurgia creio que não . Mas sim pelas tolerâncias que você teria q ter no mínimo aceitável, segundo relato de um conhecido q passou na prf . Disse q o cesp não é tão criterioso, mas é aquela coisa , tem que ir se informando . Mas se você não tem incapacidade nenhuma . Bota fé que vai . É acompanha o edital . Estamos juntos .
ExcluirNão saberia dizer se há limites de tolerância para as condições incapacitantes. Mas, na pior das hipóteses, caso você seja reprovado, e julgue que foi de forma abusiva, poderá entrar na justiça pelos seus direitos.
ExcluirDe qualquer forma, imprima o edital e leve a um médico especialista na área, para que ele possa te orientar melhor.
EQUIPE MF
Seria interessante se vocês comentassem de como foi a experiência no dia da entrega do exame médico com relação ao exame realizado pela junta médica, que é o que muita gente tem dúvida.
ResponderExcluirTipo ficar pelado, apalpar isso, apalpar aquilo.
Tem edital que fala a respeito de doença dermatológica, mas não pede exame a especialista dermatológico.
José,
ExcluirNo exame clínico basicamente o médico vai dar uma "geral" em você, ou seja, vai aferir sua pressão, pedir pra você abrir a boca, ver tua garganta, vai ouvir teu coração, tua respiração, verificar sua pele, pedir para você caminhar pela sala, vai apalpar a parte da bolsa escrotal e virilha, pedir para você fazer movimentos, assoprar, abaixar, etc...
Sobre a lista de exames que você terá que entregar à banca do concurso, isto consta no edital.
No entanto, se no exame clínico o médico desconfiar de alguma condição incapacitante, ele poderá pedir exames complementares.
EQUIPE MF.
Olá,também tenho discopatia,tenho 40 anos, e essa condição nunca me limitou em nada..pratico musculação,agacho e corro normalmente.temos que nos preocupar em passar primeiro na prova objetiva...essa sim elimina sem dó...algum problema na coluna,quem passou dos 30 amigo.Com certeza tem.
ResponderExcluirAnderson, exatamente. Normalmente todo mundo tem algum desvio na coluna, ou discopatia em algum grau. O problema é quando a condição está num estágio muito avançado, e começa a aparecer muito nos exames, daí não tem como escapar. Mas se for algo que apareceu agora, provavelmente não será incapacitante. Abraço, Equipe MISSÃO FEDERAL.
ExcluirBoa tarde! Você sabe informar se a junta médica do CESPE olham todas as radiografias dos candidatos? Minha radiografia da coluna apresentou espondilólise, porém a médica não colocou no laudo pois disse que era muito pouco. Meu medo é que a junta médica olhe as radiografias e vejam o problema.
ResponderExcluirCara acho Q independente do gral sendo por menor Q seja .. Tem que colocar no exame .a não informação podem ser intendida com o exame mal elaborado . Aí da problema.nao vale arriscar
ExcluirDepende, o angulo de cobb mesmo só é mencionado se houver, diferente do fergunson que é obrigatório.
ExcluirQuem tem que decidir se coloca ou não no laudo é o médico que vai laudar seu exame, de forma técnica. Se ele achar que a condição incapacitante está em estágio muito inicial, e se não for nada muito grande, provavelmente não vai colocar nada... Mas se for algo em estágio avançado, não tem como o laudo estar em desacordo com a imagem. O médico não pode prestar laudo falso.
ExcluirBoa sorte nos exames!
Equipe MF.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirO edital no anexo III tras um rol de patologias que tornam o candidato inapto para exercer o cargo.
Tenho perca em uma das audiçoes,maior que a permitida no edital,porem eu já exerço a profissao de policial no meu estado a varios anos...Com certeza serei considerado inapto pelo resultado do exame medico ,haja visto que o edital tras isso de forma expressa,porem como essa "deficiencia"nunca me impediu de exercer a profissao eu teria como lutar na justiça para pela minha aprovação ou seria tempo perdido?
obg pelas informaçoes e pelo blog.
Olá Pablo.
ExcluirSim, sua análise está correta. Quando o exame é bem objetivo, como no caso do exame auditivo, não tem como escapar, ainda mais porque você já sabe que tem um problema.
Você pode entrar com recurso administrativo alegando tudo isso, mas provavelmente vai perder, e daí poderá contratar um bom advogado especializado em Direito Administrativo, na parte de concurso público, pra tentar reverter sua situação na justiça.
Boa sorte.
Equipe MF.
Outra dúvida..
ResponderExcluirGostaria de saber se possivel, se é feito algum exame auditivo pela junta medica do cespe,ou se eles apenas observam esteticamente?
mais uma vez obg.
No caso do CESPE eles pedem que você faça exame auditivo numa clínica e traga os exames para serem analisados pela junta médica. Eles fazem exames clínicos apenas no dia da entrega dos exames, vão te ver, te examinar, etc. Mas eles podem pedir exames adicionais caso suspeitem de alguma coisa. Boa sorte. EQUIPE MF.
Excluiroi bom dia fiz concurso pc-pe estou com dúvida sobre um laudo e um exmame...e sobre o raio x da coluna lombosacra no edital pede para citar o ângulo de ferguson porem no laudo aparece alinhamento vertebral conservado...tem algum problema não citar o angulo.o medico falou que não colocou porque não tenho desvio..obrigado pela atenção
ResponderExcluirSe não tem desvio . Seria 0 ok.? É importante conter no exame sim. Arriscar porque ..
ExcluirSalete, se no edital pede para citar o ângulo, o médico obrigatoriamente tem que escrever no laudo, ainda que seja "ANGULO ZERO". Volte na clínica onde fez o exame, leve o edital IMPRESSO e mostre isso pra ele. Peça para ele re-fazer o laudo antes de entregar. Não entregue o laudo sem nenhuma informação dita obrigatória no edital. O edital é a lei do concurso. Ok?
ExcluirBoa sorte.
Equipe MF.
Boa tarde,
ResponderExcluirSou candidato PCPE e tenho uma dúvida sobre os raios x.
O edital diz que será incapacitado qualquer desvio que caracterize escoliose, e no meu laudo diz que tenho um discreto desvio, meu ângulo cobb deu 4,7, acha que posso ser reprovado por isso? O que me aconselha a fazer?
A literatura médica diz que só caracteriza escoliose ângulo cobb maior que 10 graus, será que o Cespe considera o mesmo ?
Att
Olha meu amigo, geralmente no edital vem escrito qual o limite do ângulo de COBB aceito. No caso da Polícia Federal, por exemplo, são 10 graus, com 3 graus de tolerância. Consulte seu edital novamente e cheque a informação. Boa sorte! Equipe MF.
ExcluirTambém sou candidato da PCPE e tive essa mesma dúvida. No nosso edital não veio especificado o ângulo de Cobb aceitável. Creio que para não haver um certo ajuste entre paciente e médico em caso de extrapolar o limite. No entanto, o edital é claro em afirmar que é causa incapacitante QUALQUER desvio QUE CARACTERIZE escoliose. Segundo o meu médico e tbm fazendo uma rápida pesquisa na internet vemos que a Escoliose é caracterizada a partir de 10º de Cobb. No meu laudo está descrito o seguinte: Discreto desvio com angulo de cobb 8º, que não caracteriza escoliose. Tomando como base também os editais anteriores da PF e PRF fiquei tranquilo quanto a essa questão.
ExcluirPerfeita conclusão!
ExcluirEstamos Juntos
Equipe MF
Olá pessoal.. Boa noite. Me chamo Mario estou na caminhada pra ser um futuro agente federal. Mas tenho algumas dúvidas a respeito do exame de vista.
ResponderExcluirO exame eu quem tenho que procurar um especialista para avaliar e montar o laudo para ser entregue? Lá eles farão uma avaliação deles também ? igual a essa que você vai a um especialista? Com quantos graus é reprovado? O exame tem aqueles critérios 20/20 20/40 para um dos olhos? Estou me preparando bem to treinando colocando meu corpo em atividade total mas tenho essa dúvida ai... agradeço se puder me responder
O exame eu quem tenho que procurar um especialista para avaliar e montar o laudo para ser entregue? R: exatamente. Você fará os exames solicitados no edital, e vai entregar tudo no dia marcado pela banca.
ExcluirLá eles farão uma avaliação deles também ? R: SIM, existe uma avaliação por uma junta médica.
igual a essa que você vai a um especialista? R: no dia da entrega dos exames é um exame clínico mais superficial.
Com quantos graus é reprovado? O exame tem aqueles critérios 20/20 20/40 para um dos olhos? R: sim, eles usam critérios deste tipo. BAixe o último edital do concurso de Agente de Polícia Federal 2014 pois esta informação está lá. :)
Abraco
Equipe MF
Olá , cara que história!
ResponderExcluirEstou 1 ano e meio estudando para PRF e PF, e estou na paranoia em um item do edital sobre:
deficiências funcionais na mastigação
pois tenho mordida cruzada, queria saber como foi feito o exame médico pela banca examinadora nesse quesito?
para mim corrigir esse problema só com cirurgia, e por ser caro nao tenho condições, então resolvi estudar e ter uma boa remuneração para em frente resolver. E isso não me prejudica nas minhas funções normais.
No momento do exame vc pode justificar, ou soube se alguém justifica sobre alguns problemas.
Também tenho uma cicatriz na perna devido um tumor benigno, sei que nao sera problema, pois realizo todo tipo de exercícios musculares que não me causa nada.
Só queria saber se terá ou teve um espaço para comentar com os médicos no momento do exame conferido pela banca examinadora.
agradeço desde já se souber responder, e acabar com essa minha paranoia kkk *excesso de zelo.
Vamos por partes.
ExcluirNo dia do exame clínico os médicos vão te olhar, mandar você andar, mexer braços, pernas, mãos, vão analisar sua pressão, temperatura, altura, peso, vão apalpar algumas regiões, ouvir seu coração, sua respiração, etc.
Eles não vão procurar nada em específico, mas caso observem algo que possa indicar uma das condições incapacitantes, provavelmente vão pedir exames adicionais, que você terá alguns dias pra entregar (o prazo geralmente é bem curto).
Neste dia você terá a oportunidade, sim, de conversar com eles e explicar o que quiser explicar. Eles vão te perguntar alguma coisas também, e você responde. Não minta, seja sincero. Mentir nesta etapa do concurso pode trazer problemas futuros pra você.
Sobre a cicatriz, se for visível, eles também vão perguntar, e você responde o que foi. Verifique no edital se há alguma restrição quanto a este problema que você teve.
Você não precisa falar NADA além do que foi perguntado, porém, se perguntarem algo, NÃO MINTA.
Boa sorte!
EQUIPE MF
entendi, muito obrigado por responder, me tranquilizou um pouco.
ExcluirVoltando a estudar...
Olá cara bom dia, estou bastante TRISTE, inclusive estou pensando até em parar de estudar, e não, não é drama! eu quando era mais novo, brincando com uma merda daqueles LASER POINT coloquei aquela merda nos olhos e lesei a retina dos meus dois olhos. As sequelas foram poucas, mas são presentes sim, mesmo que não atrapalhem em praticamente nada no meu dia a dia, ao se fazer um exame, um médico vai ver a tal da lesão na minha retina. E, pro meu desespero, está lá no edital que uma das condições INCAPACITANTES para exercer o cargo é justamente a ''LESÃO RETINIANA''. Tenho ficado muito pra baixo, e isso atrapalha nos estudos. O que Você indicaria? trocar de carreira? apesar de ter um sonho de ser Polícia desde criancinha, eu acho que seria pior passar no concurso e cai no oftalmo, a dor seria maior.
ResponderExcluirBoa tarde amigo . Digo uma coisa não desista, não se fruste, tira essa dúvida com um especialista se realmente ingrata de seu problema pode gerar complicações e leva o edital junto.. Também penso nisso pois pretendo ser PRF,e o medo de não poder entrar é de tirar o chão .😍 . Tire essa dúvida . Não deixe ninguém botar pra baixo . Lute Q da certo . Um conhecido meu PRF disse Q o cespe se for a banca de seu concurso , falou Q não é tão criteriosa , mas veja com o
ExcluirProfissional . Vai dar tudo certo
Boa tarde, como Juarez falou, não desista antes de tentar. Até agora voce não tem nada falando que não pode. Vai que, após o exame, nada apareça... voce não sabe. Espere o laudo do medico constatando, caso isso não aconteça, estara dentro meu amigo.
ExcluirEstamos Juntos SEMPRE!!
Equipe MF
Sugiro que vá a um especialista (oftalmo), leve o edital impresso, e explique pra ele tudo isso que explicou pra gente, e peça que ele faça os exames solicitados pelo CESPE e verifique se sua condição aparece ou não em tais exames. Não entre em desespero nem fique preocupado por antecedência. Boa sorte, e depois conte pra gente no que deu. Abraco, EQUIPE MF.
ExcluirValeu guerreiros, eu venho fazendo acompanhamento com um oftalmonte desde o ocorrido, ele falou que não tem melhora, mas também o problema não vai aumentar, levei o edital na última consulta 01/12/16 e ele falou que não tem como dar um parecer definitivo, mas ele falou que meu problema não é grande, a lesão é mínima e talvez, segundo ele, as vezes pode até passar despercebido nos exames contidos no edital que mostrei a ele. No mais, o receio é grande sim, mas a vontade de vencer realmente tem de ser maior, vamos lá com fé no nosso pai, e seja o que ele quiser.
ExcluirO exame de sangue tem de ser feito todos os exames no msm dia? Fiz parcelado. Estou com resultados de setembro e novembro, porém estou com todos que pedem no edital, pcpe. Há alguma irregularidade?
ResponderExcluirNão vejo irregularidade serem feitos separadamente. O que importa é que estejam dentro da validade, e dentro dos parametros solicitados pelo concurso, incluindo todas as formalidades.
ExcluirOs exames estão todos dentro do prazo de validade! Mas a dúvida que fica é se há irregularidade
ResponderExcluirse está dentro do prazo de validade, não há irregularidade, pelo menos nos concursos da PF e PRF.
ExcluirBoa sorte. Estamos Juntos
Equipe MF
O laudo do psiquiatra pode ser no papel do Cespe, o modelo fornecido no site?
ResponderExcluirSe exisge um MODELO a ser seguido, siga.
ExcluirOlá amigos, tudo bem? Gostaria de tirar uma dúvida acerca da apresentação dos exames médicos. Como você falou anteriormente é necessário retirar das pastas das clínicas e entregar apenas as folhas dos exames, até aí tudo bem. A minha dúvida é: Alguns exames possuem mais de uma folha e vieram grampeados. É necessário entregar sem esses grampos, com todas as folhas soltas?
ResponderExcluirSe tem exames que tem muitas folhas, e vc não quiser tirar os grampos, não tem problema, o fiscal do CESPE retirará na sua frente ao entregar os documentos. Fazer esse procedimento antecipado dá uma maior agilidade na hora de entregar os exames...
ExcluirEstamos Juntos
Equipe MF
São muitas dúvidas preocupantes no blog. É triste saber que você pode ser eliminado por besteira, que você sabe que aquilo
ResponderExcluirNão vai te prejudicar em nada.( lamentável), mas segue a luta eu mesmo vou começar a fazer os exames e não sei se terei algum
Problema. É uma tremenda expectativa, o cara estuda com o coração na mão , muitas vezes nem
Parece que rende o estudo , não sai da cabeça esses exames😔. Enfim sorte pra todos nós ..
Dará tudo certo JUAREZ!!!
ExcluirEstamos Juntos
Equipe MF!
Tomara amigos . Procuro motivar todo mundo, mas confesso que às vezes me desanimo 😔.Mas penso que temos que ser mais forte.se não tentar nunca saberemos se iria dar certo .👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻💪🏼💪🏼💪🏼💪🏼
ExcluirBoa noite!sou candidato do concurso da pcpe...No edital fala q em todos os exames deveram constar,assinatura,especialidade e numero do registro do medico...
ResponderExcluirA dúvida é a seguinte:essas informações devem constar em todas as páginas ou somente em uma? Ex: eletroencefalograma com laudo vem umas 3 páginas com aqueles riscos e o laudo...todas as 3 páginas do gráfico devem conter as informações do medico ou só a última página com o laudo já é suficiente?
No meu ano de concurso apenas a última página continha o carimbo do médico com essas informações. Mas se não me engano o médico tinha que rubricar todas as páginas. O seu edital não fala nada sobre isso?
ExcluirA gente vendo tudo isso é uma pressão psicológica tudo tem que ser certinho e outra o edital assusta. Dá a entender que temos que ser perfeitos, não
ResponderExcluirDa
Pra acredita que eles fazem aquilo tudo . Ninguem é perfeito , se o cespe levar a sério 100% o edital não entra ninguém, por isso que falo pessoal, vamos relaxar, desencanar, vai dar tudo certo .
Sim, se você é uma pessoa dentro da normalidade, sem nenhuma das doenças incapacitantes, não há motivo para preocupação. Boa sorte a todos!
ExcluirEQUIPE MF
O eletroencefalograma pode ser com mapeamento cerebral? Pedi o eletroencefalograma e saiu o nome eletroencefalograma c mapeamento cerebral. Há algum problema?
ResponderExcluirVai sair mais completo que o exigido. Não tem problema. O importante é ter o laudo do eletro mais o laudo final de consulta com neuro citando o eletro.
ExcluirO colega Lucas está correto.
ExcluirExame MAIS COMPLETO que o exigido, desde que em sua plenitude compreenda/contenha o exame mais simples exigido, é suficiente.
O que não pode é você fazer um exame "em tese mais completo" mas que seja DIFERENTE do solicitado no edital. O exame pode ser mais completo, desde que em sua abrangência contenha o exame menos completo exigido.
Espero ter sanado sua dúvida.
Boa sorte!
Equipe MF
Boa tarde.
ResponderExcluirEu tinha interesse na área administrativa mas estou pensando seriamente em partir para o PRF agente policial mesmo, enfim... eu retirei minha vesícula a uns 3 anos atrás, e como li ali, "atresias", será que seria uma impossibilidade? Espero que não já que ela nem faz diferença no meu dia a dia hehe.
Respondemos sua pergunta num comentário seu mais abaixo.
ExcluirUma condição incapacitante pode não ser um problema AGORA, mas futuramente pode se agravar. Os critérios das incapacidades físicas são bem exigentes mesmo, isso é comum nos concursos públicos para a área policial e militar.
Boa sorte!
Equipe MF
Outra dúvida, quanto a correção oftalmológica seria qual a limitação?
ResponderExcluirO importante é enxergar 20/20 ou até 20/40 em um olho, com a melhor correção.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa noite pessoal. Em meio às andanças de perguntas e respostas. Fui ao médico e ele disse que os exames especiais é feita se o médico desconfiar de algo, não quiz discutir com ele, pra não ser indelicado,mas como por EX: o médico vai me ver e saber se tenho ou não desvio na coluna por exemplo.e aí pessoal algum parecer ?
ResponderExcluirConforme dissemos anteriormente para outros concurseiros:
ExcluirA entrega dos exames médicos ocorre nas capitais dos estados. Você entrega os exames no mesmo dia que faz o exame médico. O exame é bem tranquilo, dura uns 10-15 minutos. Os médicos examinam/medem você (aferição de peso, altura, pressão, ouvem o coração, ouvem a respiração, etc), fazem perguntas sobre doenças que já teve, cirurgias que já fez, doenças na família, etc, e também dão uma "geral" visualmente, do tipo: apalpam abdome, pedem para agachar, abaixar, mexer os membros superiores e inferiores, mexer as mãos, apertar, pra andar de um lado pro outro, aferem alguns reflexos, e também apalpam o saco escrotal (homens) e seios (mulheres). Esses exames são feitos por 2 médicos, geralmente um faz o exame em si, e o outro acompanha/anota os resultados. Basicamente é isso.
Veja também alguns pontos do último edital de Agente 2014 que falam sobre isso:
12.2 O exame médico, de caráter unicamente eliminatório, será realizado pelo Cespe e objetiva aferir se
o candidato, com deficiência ou não, goza de boa saúde física e psíquica para suportar os exercícios a
que será submetido durante o Curso de Formação Profissional e para desempenhar as tarefas típicas da
categoria funcional.
12.3 A partir da avaliação médica feita durante a consulta e da avaliação dos exames médicos
constantes do item 3 do Anexo III, o candidato será considerado “apto” ou “inapto”.
12.4 As condições clínicas, sinais ou sintomas que incapacitam o candidato para o concurso público, nos
termos do Anexo III deste edital, serão também considerados incapacitantes para a posse no cargo.
12.6 O exame médico compreenderá a consulta médica (avaliação médica) realizada por junta médica
do Cespe e a apresentação de exames médicos e de diagnóstico médico especializado, cuja relação
consta no item 3 do Anexo III deste edital.
12.7 O candidato submetido ao exame médico deverá apresentar, durante a realização da consulta à
junta médica todos os exames previstos no item 3 do Anexo III deste edital.
12.7.1 A junta médica poderá solicitar, ainda, antes da divulgação do resultado provisório do exame
médico, a entrega de exames faltantes, de exames que tenham sido entregues com algum tipo de erro,
vício ou de forma incompleta.
12.7.2 A junta médica poderá solicitar, na fase de recurso, para fins de elucidação diagnóstica, a entrega
de outros exames laboratoriais e de diagnóstico médico especializado além dos previstos no item 3 do
Anexo III deste edital.
12.11 A junta médica, após a avaliação médica realizada, bem como a análise dos exames médicos
constantes no item 3 do Anexo III apresentados pelos candidatos, emitirá parecer conclusivo acerca da
aptidão ou da inaptidão do candidato.
12.12 Será eliminado do concurso público e não terá classificação alguma o candidato que for
considerado inapto.
12.12.1 Será considerado inapto o candidato que:
d) na avaliação da junta médica, não gozar de boa saúde física para suportar os exercícios a que será
submetido durante o Curso de Formação Profissional e para desempenhar as tarefas típicas inerentes ao
cargo.
Dica EXTRA: imprima a parte dos exames médicos e de doenças incapacitantes do edital e leve para um médico especialista do teu caso, e peça para ele te dar uma opinião neutra e realista sobre o assunto. Se a dúvida persistir, procure uma segunda opinião. Isso te fará mais tranquilo.
Boa sorte!
EQUIPE MF
Boa tarde amigos. Fui empurro médico, mas eles não sabem me orientar . E já estou achando que eu estou errado ou eles estão desenformados : qual o
ExcluirProcedimento dos exames ?? É só clínico de primeiro momento(sangue ) ?
Boa tarde.
ResponderExcluirEu tinha interesse na área administrativa mas estou pensando seriamente em partir para o PRF agente policial mesmo, enfim... eu retirei minha vesícula a uns 3 anos atrás, e como li ali, "atresias", será que seria uma impossibilidade? Espero que não já que ela nem faz diferença no meu dia a dia hehe.
Essa palavra consta no último edital de Agente da PF por exemplo, como condição incapacitante.
ExcluirDica: imprima a parte dos exames médicos e de doenças incapacitantes do edital e leve para um médico especialista do teu caso, e peça para ele te dar uma opinião neutra e realista sobre o assunto. Se a dúvida persistir, procure uma segunda opinião. Isso te fará mais tranquilo.
Boa sorte!
EQUIPE MF
Boa noite pessoal. Não sei se responderam
ResponderExcluirMinha pergunta ou fiz ela correta . Um médico me orientou que somente tem que levar os exames clínicos no dia do médico . Porém desde que tudo esteja ok. Procede ?
Exato, você leva os exames médicos no dia do exame clínico, ou seja, entrega todos os exames, e logo em seguida é examinado pela junta médica.
ExcluirBoa sorte!
Equipe MF
Respondendo seu outro comentário (deu algum problema no blog e ele foi apagado):
Excluir"Boa tarde amigos. Fui empurro médico, mas eles não sabem me orientar . E já estou achando que eu estou errado ou eles estão desenformados : qual o
Procedimento dos exames ?? É só clínico de primeiro momento(sangue ) ? "
Meu amigo, se o seu médico não entendeu o que está escrito no edital, sugiro mudar de médico!!
Boa sorte!
Equipe MF
Boa noite a todos . Tem uma incapacitancia no edital que está me tirando
ResponderExcluirO sono, semana que vem estou indo a um ortopedista, mas já estou agoniado, não sei se já fiz essa pergunta,mas tenho o peito escavado como se diz no edital diz algo sobre anormalidades ósseas aí fiquei confuso , o medo e eu reprovar por isso,meu caso não é grave mas é nítido ver que meu peito é mais afundado, questão estética, mas pode me atrapalhar e reprovar no medico ? Sendo que corro faço o TAF sem problema, vida normal ou até melhor que muitos sem o problema . Aí pessoal me ajudem, pois até nos estudos isso tá me atrapalhando ..: deem uma olhada nesse link. http://www.nutricaoglobal.pt/2012/10/voce-conhece-o-que-e-pectus-excavatum.html?m=1. No edital da PRF página 40-41 se não me engano fala sobre isso...aguardo.