domingo, 17 de agosto de 2014

LEITURA POLICIAL (TÉCNICAS E MISSÕES REAIS).

Olá, Camaradas!!!! Este post tem como objetivo apresentar literaturas policiais, voltadas para técnicas policiais e livros de missões reais. A prática sem dúvida é muito importante, mas incide no erro aquele que acredita que somente o conhecimento empírico é necessário para a atividade policial. Cabe salientar que o profissional em qualquer área deve estar sempre se atualizando e buscando mais conhecimento. Este post demonstra obras que podem ser apreciadas tanto pelos profissionais das diversas áreas de segurança pública, como também, por concurseiros que almejam às carreiras policiais. Portanto, seguem as dicas!! A ordenação está aleatória.


1) ATIVIDADE POLICIAL – Aspectos Penais, Processuais Penais, Administrativos e Constitucionais – 6ª Edição.



Autor: Rogério Greco

Opinião pessoal: Não li esse livro, mas já recebi excelentes referências dele, tanto é que todas as vezes que procurei em livrarias ele já tinha esgotado. Certamente, será uma de minhas próximas leituras.

Sinopse: Nesta obra, o autor discute temas até então deixados de lado pela doutrina, mas que dizem respeito, diretamente, ao dia a dia do policial. Com sua larga experiência na área criminal, o renomado penalista Rogério Greco traz informações jurídicas relevantes relacionadas às questões práticas de operadores das polícias militar, civil e federal.
Na nova edição, o autor também traz as mais recentes alterações legislativas, a exemplo do Decreto nº 7.950, de 12 de março de 2013, que instituiu, no âmbito do Ministério da Justiça, o Banco Nacional de Perfis Genéticos e a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos; Leis nº 12.830, de 20 de junho de 2013, que dispôs sobre a investigação criminal conduzida pelo delegado de polícia; nº 12.845, de 1º de agosto de 2013, que dispôs sobre o atendimento obrigatório e integral de pessoas em situações de violência sexual; nº 12.847, de 2 de agosto de 2013, que instituiu o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura – SNPCT, criou o Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura – CNPCT e o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura – MNPCT; e nº 12.850, de 02 de agosto de 2013, que definiu organização criminosa e dispôs sobre a investigação criminal, os meios de obtenção da prova, infrações penais correlatas e o procedimento criminal, bem como alterou o Código Penal.


2) CHARLIE OSCAR TANGO - Por Dentro do Grupo de Operações Especiais da Polícia Federal.


Autores: Eduardo Betini e Fabiano Tomazi.

Opinião pessoal: li esse livro quando comecei a estudar para os concursos policiais, a obra é excelente, muito motivadora, ela conta as missões reais realizadas pelos autores durante a estadia no COT (Comando de Operações Táticas), o grupo de operações especiais da Polícia Federal.  


SinopseCharlie Oscar Tango aborda diversos temas, como a formação de um grupo de operações especiais, histórico, funcionamento, treinamento, dia-a-dia e, principalmente, os bastidores das grandes operações realizadas pela Polícia Federal com a ajuda do seu grupo de operações, o Comando de Operações Táticas - COT. O leitor entrará no universo das mais famosas operações policiais realizadas no país, vivenciando a preparação, as dificuldades enfrentadas, fracassos e sucessos vividos pelos policiais federais envolvidos em sua execução.  Histórias reais, missões reais e emoções reais. Traz ainda um breve estudo sobre a sociedade e a violência, incluindo uma lista de dicas de segurança que podem servir ao cidadão em seu dia-a-dia.  

3) LANTERNA TÁTICA - Atividade Policial em situações de baixa visibilidade. 

Autor: Eduardo Betini.

Opinião pessoal: Ainda não li esse livro, mas sei da importância dele, o tema de operações em ambientes de baixa luminosidade deve ser estudado por todos policiais. Ademais, já encontrei esse livro como bibliografia de apostilas de curso de formação de policiais.


SinopseAs operações policiais ocorrem em ambientes diversos que podem ajudar ou dificultar os resultados finais. Atualmente, é reduzida a bibliografia sobre operações em situação de baixa visibilidade no País, e a maioria está em outro idioma. Atento à melhor preparação dos policiais brasileiros, o autor Eduardo Betini lança Lanterna Tática: atividade policial em situações de baixa visibilidade. A obra aborda, de forma completa, pontos cruciais, como o treinamento, o combate e os princípios em situações de baixa visibilidade. Os tipos de lanterna e as principais técnicas utilizadas pelos policiais estrangeiros para atirar, utilizando uma lanterna, também são tratados na obra. Para facilitar o aprendizado, o autor oferece uma série de fotos que ilustram as lições dadas no livro, composto de onze capítulos. Ao final, há uma coletânea de sites para o leitor aprofundar-se no assunto. Eduardo Betini é Agente da Polícia Federal (PF), integrante da Coordenação de Aviação Operacional (CAOP), ex-integrante do Comando de Operações Táticas (COT) e participou de inúmeras operações especiais da PF. Sua larga experiência o torna um policial altamente capacitado e preparado para o combate à criminalidade, o que é demonstrado nas excelentes palestras, aulas e treinamentos que ministra.
Lanterna Tática: atividade policial em situações de baixa visibilidade é leitura obrigatória para todos os policias do País.

Pontos de destaque da obra:
- Com linguagem objetiva, o autor trata dos conceitos, princípios e treinamento em operações policiais em baixa visibilidade;
- A obra é totalmente ilustrativa, o que possibilita a compreensão total das lições passadas nos onze capítulos;
- Eduardo Betini é Agente da PF, tendo participado de inúmeras operações especiais da Polícia Federal, o que lhe proporciona larga experiência no combate à criminalidade;
- Indicado para todos os profissionais da área policial.

                      4) CURSO DE UDF - Uso Diferenciado da Força.


Autores: Eduardo Betini e Claudia Duarte.

Opinião pessoal: Não li o livro, mas o tema é essencial à atividade policial.


SinopseA evolução dos Direitos Humanos ao longo dos séculos e a estruturação do Estado moderno culminaram com a adoção de um modelo de convívio social em que o cidadão não pode realizar justiça com as próprias mãos, cabendo ao Estado a primazia do direito de punir. Por outro lado, com a crescente violência, passou a prevalecer o compartilhamento, público e privado, da segurança patrimonial preventiva.Para que as forças de segurança possam proteger os cidadãos de condutas criminosas, é natural que façam uso da força (não da violência) quando necessário. Ao discorrer sobre o Uso Diferenciado da Força, os Direitos Humanos relacionados e, por fim, os instrumentos de menor potencial ofensivo, a presente obra apresenta com maestria a melhor forma de atuação dos profissionais envolvidos com a segurança da sociedade. Os ensinamentos aqui expostos são fundamentais para conhecer quais são as melhores técnicas, os limites de atuação dos policiais e seguranças patrimoniais e, também, quais são as implicações jurídicas de eventual extrapolação. Trata-se de obra inédita e fundamental para todos que se interessam e se preocupam com a segurança na sociedade atual.

                     5) A RETOMADA DO COMPLEXO DO ALEMÃO.


AutoresRogério Greco, Eduardo Betini e André Monteiro.

Opinião pessoal: Li o livro, é uma boa obra, ela relata uma das maiores operações policiais brasileiras na visão  dos três autores os quais participaram dessa ação. Um membro do ministério público, um policial federal e um policial do BOPE/RJ.


SinopseO livro relata um dos pontos altos dessa nova política de segurança pública: a pacificação do Complexo do Alemão, uma das comunidades mais violentas da cidade do Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro já serviu de palco para inúmeras políticas de pacificação ao longo dos anos. Os índices de violência urbana assustam a população brasileira, que paga um alto preço pelo efeito que o tráfico de drogas gera nas grandes cidades. Recentemente, a luta foi retomada na tentativa de gerar uma renovação urbana e devolver ao carioca a sensação de paz e organização que havia sido perdida com o passar dos anos. Por meio de uma política de segurança calcada na implantação de UPPs, as Unidades de Polícia Pacificadora, o Estado conseguiu reverter, em parte, a realidade desses territórios. É nesse contexto que apresentamos A Retomada do Complexo do Alemão, de Rogério Greco, André Monteiro e Eduardo Maia Betini. O livro relata um dos pontos altos dessa nova política de segurança pública: a pacificação do Complexo do Alemão, uma das comunidades mais violentas da cidade do Rio de Janeiro. Os autores, cada um ao seu modo, narram o processo de ocupação dessa comunidade pelo Batalhão de Operações Especiais Policiais, o famoso BOPE, que teve participação fundamental nesse processo. Histórias reais, imagens marcantes e depoimentos de pessoas que vivenciaram essa conquista do poder público são alguns dos diferenciais deste livro.

                                 6) FEDERAL - Uma história de polícia.


Autores: Sandro Araújo.

Opinião pessoal: Não li o livro. 


SinopsePoucos ambientes profissionais despertam tanto a curiosidade popular como o dia-a-dia de uma repartição policial.  As aventuras e desventuras dos homens de polícia sempre povoaram o imaginário das pessoas. Os riscos, complexidade e dramas que cercam a atividade policial fazem de uma delegacia policial um cenário propício para o surgimento de grandes histórias, por vezes felizes, ora nem tanto, mas sempre marcantes. Não à toa, as indústrias do cinema e do livro criaram um gênero próprio para delimitar esse nicho, atestando, de forma cabal, que o interesse das pessoas pelo mundo policial, com suas agruras e alegrias, é universal e constante. É desse mundo que nos fala este livro. Contando com mais de 14 anos de Polícia Federal, Sandro Araújo é narrador e personagem de histórias passadas nas ruas e no ambiente policial, contadas de forma direta e com os detalhes que apenas quem as viveu pode reproduzir. Mesmo aqueles que não têm no gênero policial o seu preferido vão se sentir atraídos pelas aventuras reais do APF Sandro e seus companheiros na luta contra aqueles que insistem em fazer do crime profissão.

7) NEGOCIAÇÃO EM CRISES - Atuação Policial na Busca de Solução para Eventos Critícos.


AutorAngelo Salignac.

Opinião pessoal: Não li o livro, mas o tem é importante. É notório que as instituições policiais procuram formar negociadores, o profissional se especializa nesse assunto. No entanto, deveria ser assunto obrigatório para todos os policiais, uma vez que qualquer um pode virar um negociador diante de uma abordagem que evolua para uma situação crítica. Portanto, as técnicas básicas de negociação devem ser de conhecimento de qualquer policial.


SinopseAs pessoas tendem a imaginar a atividade policial de uma forma bastante diferente do que é na realidade. Percebem acertadamente, entretanto, as dificuldades que demonstramos nós, os policiais brasileiros, em exercer certas atividades que são retratadas de maneira bastante freqüente em obras cinematográficas – a Negociação em Crises é uma delas. As oportunidades têm se sucedido: invasões de prédios públicos, ocupações de fazendas e estradas que originam tragédias difundidas pelo mundo, assaltos que se transformam em capturas de reféns e são “selecionados” de maneira atabalhoada, cruel, irresponsável. Alguma ferramenta parece não ter sido convenientemente utilizada, falta um pequeno detalhe que poderia transformar esses insucessos em trabalhos dignos do reconhecimento da comunidade. Essa ferramenta existe e está disponível. Chama-se Negociação em Crises e é considerada a arma não letal mais eficiente disponível aos policiais. Qual o motivo de não ser uma rotina seu uso? O que se pode esperar de um policial que domine esse conhecimento? Quais os seus limites e conceitos basilares? O trabalho que segue busca solucionar essas e outras dúvidas, demonstrando as possibilidades de um método cuja eficiência, inquestionável, modifica substancialmente os rumos da atuação das Polícias na resposta a eventos potencialmente letais.

                 8) TÉCNICAS POLICIAIS - Uma Questão de Segurança.


Autores: Maj Franco, 1º Ten Cruz, 1º Ten Leal e Sd Rubens, todos da Brigada Militar/RS.

Opinião pessoal: Não li o livro. No entanto, acredito que seja uma ótima obra, uma vez que ela apresenta vários tipos de abordagem e a Polícia Militar vivencia esse assunto constantemente. Pelo que entendi durante pesquisas, esse livro só é vendido a policiais.


SinopseO livro  é ilustrado com várias fotos e com conteúdos muito bons para instrução e treinamento, tais como: Abordagem (conceito, base legal, conceitos gerais, princípios da abordagem, fases da abordagem), Tipos de Busca (busca rápida, minuciosa, em delinquente e em mulheres), procedimentos na abordagem, Posições para busca pessoal (de pé com apoio, sem apoio, de joelhos, deitado), Abordagens em veículos, Uso de Algema, Tipos de algemas e técnicas diversas para algemar) Condução de Detido, Abordagem a Ônibus, Abordagem em Locais Hostis, Abordagem em Locais com Aglomeração de Pessoas, Abordagem em Edificações, Uso da Lanterna, Ocorrência de Alto Risco (Gerenciamento de Crise) conceito, características, procedimentos do policial, Síndrome de Estocolmo, O que pode ou não ser negociado, Contato com o Captor, Condutas Importantes, Isolamento do Ponto Crítico, Concepção e Técnica de Isolamento, Classificação da Crise, Níveis de Resposta, Principais Fontes de Informação, Tipologia dos Causadores do Evento Crítico, Regras Básicas  para a Negociação, Ocorrência com Explosivos – Aspectos Legais, Classificação, Fiscalização, Características físicas e químicas, Classificação quanto a velocidade de detonação, Explosão, Procedimentos quando da ameaça de Bomba (falsa ou real), Técnicas de varredura e muito mais.

                        9) TIRO POLICIAL - Técnicas Sem Fronteiras.


Autores: Maj Erico Flores e Ten Cel Gerson Gomes.

Opinião pessoal: Não li o livro, sei que ele é utilizado como bibliografia para alguns cursos de formação de policiais.


SinopseAtravés de uma linguagem acessível, apresentamos técnicas utilizadas nas melhores Corporações Policiais do mundo, adaptando-os à nossa realidade. Esta obra tem como público alvo os  policiais militares e policiais civis. Fornece ainda valioso conhecimento para doutrinadores do Direito, estudantes, jornalistas, advogados, Peritos Criminais, Promotores de Justiça e Juízes, como ferramenta auxiliar na compreensão das ações policiais e suas consequências.
“Através de uma linguagem acessível, apresentamos técnicas utilizadas nas melhores Corporações Policiais do mundo, adaptando-os à realidade do nosso país”. “Esta obra é um desafio fruto de uma extensa pesquisa sobre o desenvolvimento tecnológico das armas de fogo, apresentando técnicas policiais para o emprego desses artefatos como instrumentos de proteção da sociedade, salvando vidas humanas”. 

                      10) POPM - Prática Operacional Policial Militar.


Autor: Marcos Silveira.

Opinião pessoal: Não li o livro.

SinopseO presente manual teve como principal força de ideia e projeto a instrução e o ensino policial militar. Neste trabalho que se encontra em seu inicio esperamos dentro da realidade jurídica e legal servir como instrumento colaborador da segurança pública e de seu principal personagem, o agente policial. Sua concepção visa ainda fundamentalmente contribuir com a diuturna prática operacional de policiamento ostensivo, sendo esta uma obra humana e, portanto sujeita a imperfeição, foi concebido também como conteúdo a ser continuamente aperfeiçoado e atualizado, adaptando-se assim as constantes mudanças jurídicas e operativas.

                               11) ROTA 99 - A Jornada do Guerreiro.




Autores: A. Bezerra.

Opinião pessoal: Não li o livro.

SinopseAo longo da vida, Coronel Bezerra passou por muitas experiências, na maioria das vezes duras e desafiadoras. Pela própria natureza dos fatos, algumas foram bem arriscadas, raspando a lâmina afiada da morte, testando sua presa com certa frequência, desde a tenra idade. O tema principal desta obra está voltado para a vida profissional como policial da Rota, vida dedicada a serviço da comunidade por treze anos, praticamente ininterruptos, num perfeito sacerdócio, obstinado pela perfeição e condenada obsessão, a ponto de priorizar o trabalho de combate ao crime, em prejuízo da convivência familiar, ligado vinte e quatro horas na escuta da rede de comunicações do patrulhamento. "Rota 99" é uma homenagem à história dos Rotarianos, embalados em todos os desfiles pela presença dessa gloriosa companheira cinzenta, ilustrada pelo seu significativo R estilizado, apontando para uma estrela, que por tudo é a dimensão de nossas almas.

 12) NÃO HÁ DIA FÁCIL - Um Líder da Tropa de Elite Americana Conta Como Mataram Osama Bin Laden.


Autores: Mark Owen.

Opinião pessoal: Estou lendo esse livro, ainda estou no início. A obra é bem motivadora.

SinopseEm seus muitos anos como membro do Seal da Marinha dos Estados Unidos, Mark Owen participou de centenas de missões no Iraque e no Afeganistão. Não Há Dia Fácil: Um Líder da Tropa de Elite Americana Conta Como Mataram Osama Bin Laden é um retrato da vida nas equipes do Seal e um relato fiel da Operação Lança de Netuno, realizada em Abbottabad, no Paquistão, que resultou na morte de Osama Bin Laden. Owen foi um dos primeiros homens a adentrarem no esconderijo do terrorista e testemunhou, em primeira mão, a sua morte.

13) SEAL TEAM SIX - A Incrível História de Um Atirador de Elite e da Unidade de Operações Especiais Que Matou Osama Bin Laden.


Autores: Templin, Stephen; Wasdin, Howard E. / Seoman.

Opinião pessoal: Não li esse livro.


SinopseO "Seal Team Six" (ST6) é uma unidade “clandestina”, encarregada de ações antiterrorismo, resgate de reféns e neutralização de insurreições. Até recentemente, sua existência foi mantida sob estrito sigilo, entretanto, ao matar Osama bin Laden, os efetivos envolvidos na operação foram expostos ao foco das atenções mundiais. Neste livro, Howard Wasdin, um ex-atirador do ST6, leva o leitor às profundezas do interior do mundo dos SEALs. Wasdin descreve o complexo processo ao qual um SEAL é submetido para chegar a integrar esta “elite dentro da elite”. Dramáticas histórias de combates, combinadas com uma fascinante perspectiva pessoal sobre as operações desta unidade de elite, fazem deste livro uma das mais eletrizantes memórias militares que já foram escritas.


Combatentes, essas são as dicas para leitura! Não se esqueçam, a teoria deve ser aliada à prática! Moral na carcaça! Forte abraço a todos!

2 comentários: