quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

COACHING - Planejamento e Controle dos Estudos

Algumas vezes abordamos aqui assuntos que são técnicas de estudo em si, e outras vezes abordamos assuntos que são a parte da gestão e da organização do estudo. São duas coisas diferentes, mas que correm em paralelo, e uma não vive sem a outra. 

Não adianta ter a melhor técnica de estudo se a sua gestão do conteúdo, do tempo, e se sua organização estão pífias. Também de nada adianta ser mega organizado, mas estudar da forma errada. Essas duas coisas se completam.

Hoje falaremos sobre uma parte importante no planejamento da preparação para concursos públicos: o controle da velocidade com que você avança no edital.

Reparem que esta postagem trata do PLANEJAMENTO da preparação, e não da preparação em si. É portanto um tema que faz parte da GESTÃO e ORGANIZAÇÃO do estudo, e não uma técnica de estudo em si.

Para início de conversa, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

- Você fez uma estimativa aproximada para a prova do seu concurso? 
- Você tem um planejamento de estudo de longo prazo? 
- Como você montou esse planejamento? 
- Seu planejamento de longo prazo se encaixa com a data que estimou para a sua prova de concurso? 
- Por acaso delimitou um horizonte de tempo para “fechar” o estudo e revisão do edital do concurso que almeja, a tempo da prova? Que tempo é esse? 1 ano? 2 anos? 
- Você conseguirá estudar todo o conteúdo até a data da prova? 
- Você controla a velocidade que avança nos tópicos do edital? 
- Você sabe quantos por cento já cobriu do edital? 
- Sabe dizer quanto tempo falta para finalizar todos os tópicos do edital?

Se você é uma pessoa extremamente organizada, provavelmente tem respostas para todas as perguntas acima. Caso seja uma pessoa medianamente organizada, deve ter resposta para uma parte das perguntas acima. Caso seja uma pessoa muito pragmática (age mais do que planeja) e/ou uma pessoa muito desorganizada (quase não se planeja), provavelmente deve ter achado essas perguntas complexas demais para responder.

Essas pessoas pragmáticas e/ou desorganizadas não se importam com o planejamento e a gestão do estudo, e querem saber exclusivamente de estudar o máximo possível, independentemente de qualquer plano ou cumprimento de metas. 

Outras, mais metódicas (como é o meu caso), fazem questão de planejar exatamente onde querem estar em cada dia do calendário, e controlam no maior nível de detalhe possível o que já foi estudado até o momento, e o que ainda falta ser estudado.

Não existe um jeito certo e um jeito errado. Você tem que fazer o que for melhor para você. Se você acha que planejamento e gestão são perdas de tempo, não os faça. Se achar que isso pode agregar valor ao seu plano de vida, implemente e acompanhe seu plano.

Se você optar pela primeira, pode parar de ler este artigo aqui mesmo e voltar para o estudo. :)

Se você optar pela segunda, vamos dar algumas dicas de como estruturar melhor seu plano e como geri-lo de forma eficaz, o que no fundo será apenas um desdobramento das perguntas que fizemos no início desta postagem.

Dica 1 Faça uma estimativa aproximada para a prova do seu concurso: mesmo que você não tenha como “adivinhar” o dia que o edital vá sair, fique de olho nos sites de notícia, nos boatos que rolam na mídia e nas redes sociais. Tenha sempre uma previsão pessimista ante uma visão otimista quanto ao dia da prova, ou seja, sempre imagine que a prova virá o quanto antes possível (o que dará menos tempo para estudar).

Dica 2Desenhe um planejamento de estudo de longo prazo: coloque num papel a quantidade total de vídeo-aulas que tem que assistir ou o total de páginas da apostila em PDF ou do livro que tem que ler, por disciplina. Tenha anotado em seu controle de estudos em qual vídeo-aula ou em qual página do PDF/livro você está atualmente. Faça uma divisão do total de páginas que já estudou até agora e divida pela quantidade de dias que se passaram desde o dia em que começou a assistir/ler esse material, o que vai te dar o chamado “paceatual, ou a velocidade atual que você avança na matéria, na unidade de medida “vídeos/páginas por dia”. Faça a conta de quantos vídeos faltam para assistir ou quantas páginas faltam para serem lidas até o dia em que você estimou que será a sua prova. Pegue esse total de vídeos a assistir ou páginas para ler e divida pela quantidade de dias que faltam de hoje até o dia estimado da sua prova. Você terá calculado qual será a velocidade que você terá que avançar na matéria até o dia da prova, ou o chamado “paceobjetivo (que é a meta que você terá que perseguir).

Dica 3Faça um planejamento de longo prazo que se encaixe com a data que estimou para a sua prova: de nada adianta planejar “estudar o máximo possível que conseguir”, sem saber se esse esforço será suficiente para estudar tudo o que precisa ser estudado a tempo da prova. É preciso medir a velocidade atual com que você avança nas disciplina como também calcular qual a velocidade futura necessária para fechar o estudo do conteúdo, e comparar as duas constantemente, para saber se está dosando o esforço necessário ou se precisa aumentar a velocidade.

Vamos fazer um exemplo numérico?

Digamos que você tenha começado a estudar no dia 01/07/2016, e que tenha lido até hoje um total de 80 páginas daquele livro daquela determinada disciplina. Se hoje é dia 01/01/2017, supostamente, então passaram-se 184 dias entre o dia em que você começou a ler o livro até hoje. 

Dividindo 84 páginas por 184 dias, o resultado dá 0,45 páginas por dia. Digamos também que o livro tenha 300 páginas, e que o dia supostamente previsto para sua prova seja 01/08/2017. Então, se hoje é dia 01/01/2017, faltam 212 dias de hoje até o dia da prova

Se você já leu 84 páginas, e o livro tem um total de 300 páginas, ainda faltam 216 páginas a serem lidas. Qual é a velocidade que você tem que avançar na matéria para chegar no dia 01/08/2017 (dia da sua prova) com todas as páginas do livro lidas (sem considerar nenhuma margem de segurança, nem tempo hábil para revisar a matéria)? Basta dividir 216 páginas por 212 dias, o que dá 1,01 páginas por dia.

Qual a análise que deve ser feita em cima destes números? A resposta é simples. Nesses 84 dias que se passaram você leu a uma velocidade (“pace”) de 0,45 páginas por dia. Mas para conseguir fechar o livro até o dia da prova, você precisa passar os próximos 216 dias lendo a uma velocidade de 1,01 páginas por dia, que é quase o DOBRO da velocidade que lê atualmente

Então, ou você começa a acelerar o seu estudo, ou não vai conseguir chegar no dia da prova tendo lido 100% do conteúdo que cai na sua prova (novamente: sem considerar nenhuma margem de manobra para erros ou revisões da matéria). 

Eu diria que no exemplo acima, o aluno está muito atrasado, e precisa urgentemente aplicar medidas de planejamento e gestão para otimizar seu tempo de estudo. Aplique esta mesma metodologia para seus estudos e veja se você está atrasado ou adiantado no seu cronograma de estudos!

Os alunos do Coaching Missão Federal recebem uma planilha exclusiva que faz todos esses cálculos de forma automática, para controle tempestivo das vídeo-aulas já assistidas, das páginas já lidas, e da velocidade que precisa ser imposta a fim de se completar o edital antes da data prevista para a prova.

Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão sobre este assunto, deixe uma mensagem pra gente na parte de comentários, logo abaixo.

E para maior aprofundamento no tema e maiores informações sobre COACHING (processo de preparação para concursos públicos da área policial), entre em contato com os Professores (Coaches) do Grupo Missão Federal através da Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/MissaoFederalMF/) ou através do email: coachingmissaofederal@gmail.com


ATENÇÃO - TERMOS E CONDIÇÕES ("DISCLAIMER") 

Este texto foi redigido pelos COACHES do Grupo de Estudos MISSÃO FEDERAL. TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS (C). A divulgação do conteúdo aqui apresentado tem pré-autorização dos autores para compartilhamento ou divulgação em outros meios desde que seja feito em sua integralidade e sem supressões, adaptações ou alterações, desde que citado o AUTOR (“GRUPO DE ESTUDOS MISSÃO FEDERAL”), bem como citada a FONTE (com menção expressa do link da Fan Page no Facebook - "https://www.facebook.com/MissaoFederalMF/" - e do link permanente para acesso ao conteúdo original aqui neste blog) e citado este AVISO (que torna-se parte integrante do texto). Em caso de dúvida, entre em contato conosco previamente através do email coachingmissaofederal@gmail.com. Casos de abuso serão resolvidos na esfera jurídica aplicável, de acordo com a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário