sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Procrastinação e Redes Sociais - Como Evitar


Olá amigos concurseiros da área policial. 

Hoje vamos falar de um tema que afeta muito todas as pessoas no mundo de forma generalizada, sejam elas concurseiras ou não: a distração e a perda de produtividade ocasionadas pelo uso excessivo de redes sociais

O grande detalhe sobre esse problema é que muitas vezes as pessoas nem mesmo se dão conta de que isso é mesmo um problema. É algo realmente difícil de perceber, por duas razões. 

Primeiro, porque as pessoas acabam se divertindo quando estão navegando, e por consequência se distraindo quando estão nessas redes, e então existe a sensação de que o tempo passa muito rápido (perde-se a noção do tempo total exato que foi desperdiçado). 

Segundo, porque geralmente esses acessos acontecem muitas e muitas vezes ao longo do dia, e daí mesmo que cada acesso seja relativamente “rápido”, no somatório total do dia acabam sendo até algumas horas, dependendo do caso. Ou até mais.

Eu passei por esta situação em 2012, quando comecei a estudar para o concurso da Polícia Federal. Na época, a rede que mais “bombava” era o Facebook, e eu acessava muitas vezes por dia, algo em torno de 2 vezes por hora, ou até mais, e cada vez que acessava, ficava uns 5-10 minutos. 

Imagine a quantidade de tempo de estudo que eu perdi por causa disso! 

No meu caso, especificamente, como eu tinha muitas horas livres por dia pra estudar (pois não trabalhava, apenas me dedicava aos estudos), acabava por relaxar um pouco mais com relação a isso. 

E de fato não percebia que isso era um problema pra mim, até que um amigo meu, que sabia que eu estava estudando para o concurso da PF, me alertou: “cara, você passa O DIA INTEIRO no facebook... vejo você postando e comentando coisas aleatórias, um monte de besteira o dia inteiro, e isso não agrega nenhum valor pra você. Isso deve estar te atrapalhando muito nos estudos. Assim você nunca vai passar!”. 

Quando ouvi isso, minha primeira e instintiva reação foi de discordar, e pensei comigo mesmo “Nãoooo, claro que não, ele está viajando! Eu quase não uso o Facebook”. 

Mas depois de um tempo comecei a refletir sobre isso, e caí na real: eu estava perdendo HORAS (no plural mesmo) por dia, diretamente pelo ralo. Numa semana, isso daria um ou dois dias brutos de estudo. É muito tempo desperdiçado, jogado no lixo. 

O uso do Facebook não estava acrescentando nada de útil para meu objetivo, que era passar no concurso da PF. Hoje em dia, olhando de fora, com muito mais experiência de concurseiro e também com experiência de Coach, e com olhar muito mais crítico, vejo que usar o Facebook era uma forma de FUGA dos estudos, e um caso agudo de PROCRASTINAÇÃO, um problema seríssimo que afeta muitas pessoas. 

Fazendo um parênteses aqui sobre PROCRASTINAÇÃO, pra quem não sabe o que significa, recomendo fortemente este excelente vídeo, que mostra, de forma divertida, como o problema se manifesta na maioria das pessoas: https://www.ted.com/talks/tim_urban_inside_the_mind_of_a_master_procrastinator?language=pt-br 

Estudar cansa, dá trabalho. E tem coisas muito mais divertidas e agradáveis para o nosso cérebro do que ficar lendo, fazendo esforço para entender, fazendo esforço para memorizar, fazendo questão, correndo atrás das matérias. Meu cérebro, preguiçoso, me levava, várias vezes por hora, a sair do estudo e buscar a diversão. Procrastinação puríssima. 

A primeira parte do ciclo de resolução de um problema é enxerga-lo, ter consciência sobre ele, depois, aceita-lo. Foram essas coisas que aconteceram comigo. Um amigo me alertou sobre o problema, eu enxerguei, tomei consciência sobre sua possível existência de fato, o analisei, refleti sobre ele, e depois, aceitei que realmente havia um problemaDaí então, comecei a buscar formas de resolvê-lo. 

Inclusive existem diversas doutrinas diferentes sobre “resolução de problemas” (ou “problem solving”, em inglês). Uma delas diz que as etapas para a solução de um problema são: 

- Definir o problema (Defining the problem) 
- Criar alternativas (Generating alternatives) 
- Analisar e selecionar alternativas (Evaluating and selecting alternatives) 
- Implementar as soluções escolhidas (Implementing solutions) 

Fonte: https://www.mindtools.com/pages/article/newTMC_00.htm 

Mas como estamos tratando de análise do problema no âmbito pessoal, nenhuma formalidade excessiva é necessária. Não há motivos para coletar dados para provar que um problema existe, basta acreditar que ele realmente existe

Mas, se você ainda tem dúvidas sobre a existência ou não de um problema deste tipo que estamos tratando aqui, um grande amigo, e também Coach, me indicou um site que contém uma matéria sobre o assunto. Trata-se de um aplicativo que mede o tempo que você gasta operando o celular, e te mostra quanto tempo você fica no Whatsapp, no Facebook, no Instagram, etc. 

Eu não cheguei a instalar e testar, mas foi um aplicativo muito bem recomendado, então, se for do seu interesse, e ainda tiver dúvidas se perde ou não muito tempo por dia em redes sociais, sugiro que tente instalar e utilizar tal recurso, e fazer a medição do tempo na ponta do lápis. Link: https://www.google.com.br/amp/s/catracalivre.com.br/geral/dica-digital/indicacao/quer-saber-quanto-tempo-voce-fica-no-celular-um-app-te-mostra/amp/ 

Vamos falar agora então sobre a seleção de opções. 

Na época do meu problema, na tentativa de arrumar a solução ideal para minimizar o tempo jogado fora nas redes sociais, busquei por eventuais mecanismos automatizados que me impedissem de acessar essas redes, mesmo que eu tivesse vontade de fazê-lo. Ou seja, a solução estaria em tirar das minhas mãos o controle de acesso a essas redes

Haveria várias formas de fazer isso, umas viáveis, outras não tanto. Lembrando que o acesso poderia ocorrer tanto pelo celular quanto pelo PC, então a solução, ou o conjunto de soluções, deveria contemplar estes dois modais. 

As soluções inicialmente elencadas foram: 

1) Desabilitar completamente a internet de casa, ao estudar; 
2) Sair de casa para estudar num lugar sem internet; 
3) Desligar o celular enquanto estudava; 
4) Instalar um software no PC para controlar o acesso às redes sociais; 
5) Utilizar um computador sem possibilidade de acesso à internet, para estudar; 
6) Deletar suas contas de todas as redes sociais. 

Todas as soluções ofereceriam vantagens e desvantagens, e portanto comecei a avaliar uma por uma, para saber qual seria a mais interessante. 

1) Desabilitar completamente a internet de casa, ao estudar: isso geraria impactos para toda a minha família, que também fazia uso da rede, e portanto seria uma solução inviável. 

2) Sair de casa para estudar num lugar sem internet: seria uma opção viável até certo ponto, porém muitas das técnicas de estudo que eu utilizava eram baseadas em vídeo aulas, acesso a arquivos de resumo que estavam na nuvem, e também utilização de sites para resolução de questões. 

3) Desligar o celular enquanto estudava: essa solução era a mais interessante de todas, porque todo meu material de estudo estava acessível pelo PC. E era no celular onde apareciam as principais “tentações”, como Facebook e Whatsapp, inclusive com aquelas inconvenientes e barulhentas notificações, que tiram a concentração de qualquer concurseiro. 

4) Instalar um software no PC para controlar o acesso às redes sociais: uma amiga minha comprou esse aplicativo e instalou, mas parece que deixa o computador lento demais, por algum motivo que desconheço. Neste aplicativo você configura o acesso ao Facebook, por exemplo, para ser liberado apenas em determinadas faixas de horário, impedindo o acesso a esta rede fora dos horários pré-determinados. 

5) Utilizar um computador sem possibilidade de acesso à internet, para estudar: esta também acabou sendo uma opção ruim, porque como falei antes, minha estratégia de estudo era baseada em muita coisa online, na nuvem, etc, então não faria sentido usar um PC pra estudar que estivesse totalmente impossibilitado de acessar a internet. 

6) Deletar suas contas de todas as redes sociais: esta solução seria a mais eficaz, porém a mais dolorosa, porque hoje em dia quase todo fluxo de informações e grande parte do contato que temos com amigos e parentes é através delas. Meu objetivo seria diminuir drasticamente o uso de redes sociais, mas não eliminar por completo. Então, no caso, essa solução seria eficaz, porém radical demais, e não quis implementá-la. 

Pensando em tudo isso, qual foi a solução que adotei? 

Na verdade foram duas as soluções implementadas, que agindo em conjunto, me serviriam a contento. Meu problema restava no celular e também no PC, então eu teria que aplicar uma solução (ou um conjunto de soluções, no caso), que atendessem os dois modais. 

Para resolver o problema relativo ao celular, não tinha jeito, eu teria que deixar desligado mesmo, durante todo o tempo do estudo. E isso não atrapalhava em absolutamente nada minha vida social, porque não havia nada extremamente urgente que precisasse ser comunicado via celular. Eu tinha telefone fixo em casa, e todas as pessoas importantes na minha vida sabiam disso e tinham acesso a ele. Essa solução foi implementada de imediato, e funcionou muito bem. 

Para o PC, o problema seria mais complexo de resolver, porque eu usava o PC para estudar, e tinha que usar a internet para acessar vídeo-aulas, conteúdos na nuvem, fazer pesquisas, acessar o site do planalto para consultar leis, e acessar também o site de questões de concurso. Então, não teria como implementar a solução de desabilitar a internet. 

O programinha que bloqueia o acesso ao Facebook fora dos horários pré-estabelecidos também não seria legal, pois além de custar dinheiro, deixaria o PC lento. 

Fiquei sem solução viável para o PC. Foi daí que tive a ideia de criar uma solução híbrida. Acabei criando uma forma de bloquear meu acesso somente ao Facebook, sem impossibilitar meu acesso à internet, como um todo. 

Vou descrever a implementação da solução logo abaixo, e recomendo fortemente a todos que têm esse problema manifestado de forma aguda. Vamos a ela. 

Este método faz com que você tenha acesso mais limitado à sua conta, com a frequência de acesso determinada por você, previamente, e NÃO requer que você apague sua conta inteira, o que seria inconveniente, pois assim como eu, você quer manter o contato com amigos e parentes, pelo menos de vez em quando, mas de uma forma que não tome tanto o seu tempo útil. 

Ao final desse processo, você vai notar que o Facebook não faz tanta falta assim na sua vida (não a toda hora, tomando seu tempo, sugando a sua produtividade, etc), e que o uso intenso é apenas uma fruto de uma compulsão, ou de uma necessidade interna de PROCRASTINAR. 

Quando começar a acessar só uma vez por semana (é o período que eu usava durante a época de concurso, e acho ideal para concurseiros), e se acostumar com isso, vai ver QUANTO TEMPO você simplesmente desperdiçava, jogava no lixo, que poderia usar pra coisas muito mais úteis. 

Olhando assim de primeira, parece um procedimento longo de fazer, com 5 passos, mas depois que você se acostumar, não leva nem 1 minuto pra fazer a redefinição da senha e a programação do envio no futuro. Você vai ver. 

Bom, vamos então ao passo a passo pra restringir o acesso à sua conta e ter muito mais tempo disponível para ESTUDAR. 

1) Remova seu email e seu celular cadastrados no Facebook para a recuperação de senha (essa parte é opcional e ARRISCADA. Fica a critério de cada um fazer isso OU NÃO, pois caso faça alguma besteira durante esse procedimento, não terá como recuperar sua conta NUNCA MAIS). Uma outra opção seria cadastrar como email de recuperação o email de um familiar de confiança, como seu irmão, seus pais, etc., e você tem que falar pra essa pessoa pra não te dar acesso ao email DE FORMA ALGUMA (senão nada disso aqui funciona). Esse email de recuperação deve ser usado só em caso extremo, se você fizer alguma besteira e não conseguir mais acessar sua conta; 

2) Crie uma senha nova aleatória no site https://strongpasswordgenerator.com/ (ou similar). Recomendo criar com 15 caracteres, e sem caracteres especiais; 

3) Mude a sua senha do Facebook da ATUAL para a NOVA SENHA que você acabou de gerar no site do item 2. E pra não ter ERRO de digitação, copie e cole a senha (ao invés de digitar "no olho"); 

4) Cadastre-se no site http://www.lettermelater.com/, e envie (usando a opção "compose") para seu próprio email (o seu email mesmo, o que você normalmente usa e tem acesso livre), numa data futura que você vai escolher (digamos, daqui a uma semana), a senha que você gerou no site do item 2 (também copiando e colando!). Lembre-se de clicar em "More Options" e depois "Hide" --> assim você não poderá ver o conteúdo desse email (e consequentemente, a senha) antes de ele ser enviado na data estipulada (no caso de uma "recaída"). 

5) Faça logout no Facebook, lembrando de clicar na opção em que o Facebook te desconecta de todos os dispositivos conectados ainda com a senha antiga (ex: outros computadores e o seu celular). E apague a senha nova da área de transferência (basta copiar e colar um texto qualquer). 

Feito tudo isso, você mudou a senha do seu Facebook pra uma senha que você não conhece (porque a senha gerada pelo site do item 2 é bem complicada, impossível de decorar só olhando uma vez), e nem tem acesso a ela antes da data que você programou pra ela ser enviada automaticamente pro seu email. Ou seja, mesmo que você queira usar o Facebook, não vai conseguir, porque você não tem mais a senha, até que o email chegue. 

Ao acessar o Facebook daqui a uma semana, procure ser breve (eu costumo utilizar por 45 minutos apenas): responda as mensagens que recebeu, dê uma navegadinha ("de leve"), mas não fique mais de 1 hora

Quando terminar de usar, repita o procedimento desde o passo 2, para bloquear o acesso novamente até a próxima semana. 

IMPORTANTE: use esse método por sua conta e risco. Antes de fazer esse procedimento, faça um teste antes, tanto com o site de geração de senha quanto o de envio de emails, para se certificar de que aprendeu a utilizá-los corretamente!! Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário, que responderei com prazer.

Para fechar o assunto, uma última dica. Se você acessa muito o Facebook para ler conteúdos sobre o próprio concurso, ou buscar materiais de estudo, tirar dúvidas, etc, e acha que a falta deste acesso vai mais prejudicar do que ajudar, tenho uma sugestão adicional: crie uma conta no Facebook apenas para fins de concurso. Coloque uma foto que não tem nada a ver com você. Utilize um nome que não o identifique. Não adicione nenhum amigo real nesta conta, apenas pessoas que têm o mesmo objetivo que você (estudar para concurso). Utilize esta conta com muito controle, cautela e parcimônia. Se perceber que está perdendo muito tempo navegando, ou está utilizando esta conta para procrastinar, deixe de utilizá-la, ou aplique o controle de acesso a esta conta também.

Espero que tenha curtido essa postagem. Se tiver dúvidas ou comentários, deixe uma mensagem pra gente. Bons estudos! OSS!


ATENÇÃO - TERMOS E CONDIÇÕES (DISCLAIMER) 


Este texto foi redigido pelos COACHES do Grupo de Estudos MISSÃO FEDERAL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS (C). A divulgação do conteúdo aqui apresentado tem pré-autorização dos autores para compartilhamento ou divulgação em outros meios desde que citado o AUTOR (“GRUPO DE ESTUDOS MISSÃO FEDERAL”), bem como a FONTE (com menção expressa do link da Fan Page no Facebook - "https://www.facebook.com/MissaoFederalMF/" - e do link permanente para acesso ao conteúdo original aqui neste blog) e este AVISO (que é parte integrante do texto). Em caso de dúvida, entre em contato conosco previamente através do email coachingmissaofederal@gmail.com. Casos de abuso serão resolvidos na esfera jurídica aplicável, de acordo com a lei.

2 comentários:

  1. Show, Missão!!
    Ainda bem que consigo ter um bom controle disso, pois pra mim, tirando as amizades e parentes, facebook é uma perca de tempo. E celular também!! Parece que quando tenho que levá-lo comigo, sou escravo dele kk, odeio isso!!
    Se Deus quiser, estou no próximo!! segue a luta!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, exatamente... Você não pode se tornar escravo do celular, nem das redes sociais. O estudo deve ser prioridade TOTAL para conseguir a aprovação. Nada mais importa... nem BBB, nem campeonato de futebol, nem carnaval, nem nada!

      Bons estudos!

      Excluir