quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Dicas de como fazer um bom simulado - Um Guia Completo - Parte 7

Olá meus amigos que estudam para concursos da Área Policial, e outras também.

Hoje falaremos um pouco mais sobre a realização de simulados da prova escrita. Já estamos na sétima parte dessa série que trata diversos aspectos da simulação de provas, para que sua preparação possa ser a mais otimizada possível.

O assunto de hoje será: Fonte de simulados.

A primeira coisa que alguém que nunca fez simulado se pergunta é: "onde vou arrumar simulados?R: Os simulados podem vir de várias fontes diferentes, e aqui eu vou dar algumas ideias para isso. 

Se você é totalmente iniciante, ou seja, ainda nem começou a fazer simulados, não saia por aí comprando pacotes de simulados em cursinhos. A primeira coisa que você deve fazer antes de comprar simulados é tentar resolver as provas antigas da mesma banca que a sua, e da mesma carreira que você vai aplicar. 

Se considerarmos que estamos hoje em 2017, data original desta publicação, há pelo menos 3 provas que você poderia utilizar para fazer simulados para a Policia Federal, quais sejam, a prova do concurso de APF 2014, o de EPF 2012 (que na verdade ocorreu em 2013, porque o concurso ficou suspenso por cerca de 1 ano), e o de APF 2012

Tudo bem que o edital mudou um pouco desde os concursos de 2012 até o de 2014, mas não tem problema, essas provas já serão um excelente ponto de partida para seus simulados. 

Comece fazendo estas três provas para começar a tomar contato com simulados. Faça em ordem cronológica, ou seja, APF 2012, EPF 2012 e depois APF 2014, pois daí você já vai conseguir entender a evolução entre as três. Faça com cuidado e atenção, como já comentado anteriormente. Analise seus resultados um a um. 

Depois que tiver feito essas três provas, você poderá partir para outros caminhos. Daí em diante você tem duas opções basicamente. 

A primeira delas é comprar simulados de sites que vendem este tipo de conteúdo, ou de fazer um curso de simulado presencial na sua cidade. Há vantagens e desvantagens de cada um, de forma mais ou menos análoga à decisão de fazer cursinho online ou presencial, e isso eu deixo para você decidir. 

E a segunda forma possível, um pouco mais trabalhosa, mas que pode até ser menos profissional (pelo menos no início), porém um pouco mais barata, é se organizar com alguns amigos que estejam estudando para o mesmo concurso que você, para que dividam a tarefa de encontrar questões para cada disciplina e montar um simulado entre vocês.

É verdade que dá um certo trabalho pra fazer isso, e certamente não vai ficar igual a uma prova real do CESPE, mas é uma forma bacana de estudar me grupo, de forma colaborativa

Se for tentar fazer desta maneira, atribua uma disciplina (ou duas, três, quantas forem necessárias) para cada pessoa, que vai selecionar as questões e os gabaritos, e vai passar pra uma outra pessoa que vai preparar a diagramação das questões. 

Esta pessoa vai diagramar as questões igualzinho como se fosse uma prova do CESPE, salvar em arquivo PDF, e depois vai distribuir para o grupo


Vocês então determinam uma data limite para responder o simulado. Cada aluno envia suas respostas para apenas uma das pessoas, responsável pela consolidação das notas.


No dia seguinte da data limite para responder o simulado, o diagramador também divulga o gabarito, e todos fazem a conferência de suas notas


Neste momento, o responsável pela consolidação das notas faz a divulgação do ranking final.


Vocês podem repetir este processo de tempos em tempos, sempre que acharem necessário fazer um novo simulado. Muitos grupos de estudo começaram funcionando desta maneira.

Esperamos que tenham gostado de mais uma postagem desta série. Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão sobre este assunto, deixe uma mensagem pra gente na parte de comentários, logo abaixo.

E para maior aprofundamento no tema e maiores informações sobre COACHING (processo de preparação para concursos públicos da área policial), entre em contato com os Professores (Coaches) do Grupo Missão Federal através da Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/MissaoFederalMF/) ou através do email: coachingmissaofederal@gmail.com


ATENÇÃO - TERMOS E CONDIÇÕES (DISCLAIMER) 


Este texto foi redigido pelos COACHES do Grupo de Estudos MISSÃO FEDERAL. TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS (C). A divulgação do conteúdo aqui apresentado tem pré-autorização dos autores para compartilhamento ou divulgação em outros meios desde que seja feito em sua integralidade e sem supressões, adaptações ou alterações, desde que citado o AUTOR (“GRUPO DE ESTUDOS MISSÃO FEDERAL”), bem como citada a FONTE (com menção expressa do link da Fan Page no Facebook - "https://www.facebook.com/MissaoFederalMF/" - e do link permanente para acesso ao conteúdo original aqui neste blog) e citado este AVISO (que torna-se parte integrante do texto). Em caso de dúvida, entre em contato conosco previamente através do email coachingmissaofederal@gmail.com. Casos de abuso serão resolvidos na esfera jurídica aplicável, de acordo com a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário