segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Dicas de como fazer um bom simulado - Um Guia Completo - Parte 3

Olá Amigos Concurseiros da área Policial. 

Dando continuidade às nossas dicas para quem está estudando para concursos da área policial, continuaremos a falar sobre a prática de simulados da prova escrita, com dicas e técnicas que vão te fazer extrair o seu maior potencial dessa importante ferramenta. 

Hoje, apresentaremos a PARTE 3 desta série. Esperamos que curtam o assunto, e caso tenham dúvidas ou comentários, deixem uma mensagem pra gente. Caso tenham perdido as partes anteriores, é só acessar o blog e buscar no histórico de postagens.

Hoje o assunto é: Atitude com relação ao simulado e tempo de prova.

Sem dúvida alguma, fazer simulado é uma coisa chataQuem é que gosta de fazer prova? Quem é que gosta de ficar 5 horas sentado numa cadeira num dia de sol, quando os amigos estão na piscina, na praia, no churrasco, ou jogando vídeo game, vendo um filme, passeando? 

Resposta: NINGUÉM.

A não ser que você seja uma pessoa muito focada e disciplinada ao estudar, certamente sentirá um desconforto muito grande ao ficar dentro de uma sala, seja com com ar-condicionado gelado ou morrendo de calor, com luz fria vindo do teto, às vezes com sol batendo em cima de você, numa cadeira dura, tendo que forçar seu cérebro para pensar arduamente durante 5 horas seguidas, ainda mais quando seus amigos estão curtindo a vida e se divertindo, como citei anteriormente.

Mas isso é “treinável”. Quanto mais simulados você fizer, mais acostumado (ou eu diria “conformado”, pra ser mais preciso) ficará. Isso é uma coisa que se desenvolverá naturalmente ao longo do tempo, você perceberá. Mas você só saberá se tentar. Se ficar esperando sempre "o próximo final de semana" para começar a fazer simulados, dificilmente estará preparado para enfrentar o concurso de verdade.

Mas, especificamente com relação ao tempo de prova, como você sabe, a prova da PF tem uma duração total de 5 horas. É claro que você pode ser uma pessoa rápida, e que consegue fazer uma prova em apenas 3 horas, mas isso é uma exceção à regra. 

O normal (e ideal) é: utilizar todo o tempo de prova

Por que isso? Você pode estar desperdiçando um tempo valioso para revisar as questões que já fez, e tentar fazer questões que deixou de fazer na primeira vez que leu a prova (por achar que não sabe o conteúdo ou está com dúvida). 

No limite, utilizar o tempo de prova até o final pode te trazer alguns valiosos pontos líquidos extras, que podem fazer a diferença entre ser excedente no concurso ou ser classificado dentro das vagas. 

Ou seja, aquela meia hora de gás final na hora de revisar a prova pode ser a diferença entre estar DENTRO ou FORA da POLÍCIA FEDERAL ou da POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL. Ou qualquer outra Polícia que seja.

Portanto, utilize o tempo de prova em sua plenitude, mas não só no dia da prova de verdade, mas em TODOS os simulados que fizer

Mesmo que você esteja começando agora com os simulados, e não consiga, AINDA, permanecer as 5 horas completas sentado na cadeira, seja fisicamente ou psicologicamente, force-se a isso. 

Se você faz a prova (incluindo a redação) em 3 horas, force-se a estender o tempo para 4 horas. Ao longo dos simulados, conforme for diluindo seu tempo de prova e já esteja conseguindo utilizar as 4 horas, force-se a permanecer por 4 horas e meia... e daqui a pouco force-se a permanecer por 5 horas. 

Pode parecer besteira, mas não é. Na hora do simulado/prova, depois que você fizer todas as questões que sabia a resposta conscientemente, estará mais calmo, e sobrando bastante tempo ao final, pode ser que você consiga ter aquela “LUZ” que faltava para responder as questões que achava que não sabia. Isso pode te gerar pontos extras que podem te colocar DENTRO das vagas!

Esperamos que tenham gostado de mais uma parte desta série sobre simulados. E para maiores informações sobre COACHING relacionado a este e outros temas relacionados ao processo de preparação para concursos públicos da área policial, entre em contato com os Coaches do Grupo Missão Federal através da fan page no Facebook (https://www.facebook.com/MissaoFederalMF/) ou através do email: coachingmissaofederal@gmail.com.


ATENÇÃO - TERMOS E CONDIÇÕES (DISCLAIMER) 

Este texto foi redigido pelos COACHES do Grupo de Estudos MISSÃO FEDERAL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS (C). A divulgação do conteúdo aqui apresentado tem pré-autorização dos autores para compartilhamento ou divulgação em outros meios desde que citado o AUTOR (“GRUPO DE ESTUDOS MISSÃO FEDERAL”), bem como a FONTE (com menção expressa do link da Fan Page no Facebook - "https://www.facebook.com/MissaoFederalMF/" - e do link permanente para acesso ao conteúdo original aqui neste blog) e este AVISO (que é parte integrante do texto). Em caso de dúvida, entre em contato conosco previamente através do email coachingmissaofederal@gmail.com. Casos de abuso serão resolvidos na esfera jurídica aplicável, de acordo com a lei.

5 comentários:

  1. Boa Tarde.
    Sei que o tempo de prova e o tempo que o concurseiro gasta com a redação é muito pessoal. Mas na opinião de vocês qual seria mais adequado?
    Fazer a redação antes ou no final da prova?
    E qual o tempo máximo devo gastar com a redação?
    Agradeço desde já.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande André!!

      A gente tem uma postagem futura, da série de simulados, que fala justamente sobre isso. Provavelmente suas dúvidas serão esclarecidas lá.

      Mas a minha opinião *PESSOAL* é: fazer as questões primeiro, na ordem da prova mesmo (começando por Português), ao final, a redação (primeiro em rascunho, depois passando a limpo), para só depois passar para o cartão-resposta as respostas que "já tenho certeza", e gastar o tempo final só revisando as questões que fiquei com dúvida (que ainda não sei se entendi direito, se vou chutar, ou deixar em branco).

      Mas, como todas as dicas que sempre dou, o importante mesmo é você TESTAR o que funciona melhor pra VOCÊ. Por isso que quanto mais simulados COMPLETOS você fizer (gastando 5 horas, passando o cartão resposta, fazendo redação, etc), MELHOR. Só assim você vai descobrir o jeito que funciona melhor pra você! Ok?

      Abraco!
      Macaco Albino - MF

      Excluir
  2. Boa noite!
    Boa dica, MF.
    Costumo fazer simulados frequentemente, mas sempre concluo em média com 3h. Tentarei por em prática essa dica, inclusive com algum cartão resposta.
    Valeu, galera do MF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe,

      Então você deve ter se identificado bastante com o texto, né? Provavelmente você faz o simulado "correndo", e não como se fosse uma prova de verdade. Numa prova de verdade você tomaria um cuidado muito maior com suas respostas, revisaria muito mais as questões, etc.

      Procure colocar em prática as dicas. A ideia de usar um cartão resposta também não é má ideia. Procure no Google pela imagem de um cartão resposta padrão, imprima-o e use-o.

      Boa sorte!
      EQUIPE MF

      Excluir