Olá Concurseiros da área Policial.
Lava-Jato bombando... violência comendo solta no Brasil... E os concursos para Agente e Escrivão da PF estão na boca do forno... Boatos de concurso para a PFF também este ano de 2017. Hora de acelerar fundo nos estudos! Não acha?
E dando continuidade às nossas dicas para quem está estudando para concursos da área policial, continuaremos a falar sobre a prática de simulados da prova escrita, com dicas e técnicas que vão te fazer extrair o seu maior potencial dessa importante ferramenta.
Hoje, apresentaremos a PARTE 4 desta série. Esperamos que curtam o assunto, e caso tenham dúvidas ou comentários, deixem uma mensagem pra gente.
Hoje falaremos sobre o tema "em que ordem resolver as questões"
Este é uma tema muito particular, pois tem gente que prefere começar pelas questões das matérias que sabe mais, e deixar para o final da prova as matérias que acha que sabe menos.
Mas também tem gente que prefere fazer a redação primeiro, e só depois as questões objetivas.
E tem gente que prefere fazer a prova na crescente ordem das questões (1, 2, 3... até a 120)... Cada um no seu estilo.
Eu, particularmente, resolvo a prova na ordem crescente das questões, exatamente começando pela primeira matéria, ou seja, Português. Esta é uma matéria que exige bastante tempo de leitura dos textos, exige reflexão sobre algumas coisas, então é uma matéria que toma bastante tempo de uma forma geral (a média de tempo pra você resolver cada questão de Português é maior do que a média para resolver cada questão das demais matérias da prova).
E como seu cérebro ainda está descansado no início da prova, é interessante, ao meu ver, fazer logo as questões de Português. Se você deixar para ler os textos de Português ao final da prova, quando sua cabeça já estará cansada e estressada, pode ser que leia/interprete algo errado, e isso vai acabar tirando alguns valiosos pontos líquidos de sua nota final.
Bem, depois de fazer as questões de Português, eu faço as questões na ordem em que aparecem.
Aqui, cabe uma dica: ao ler cada questão, leia pelo menos 3 vezes antes de pensar na resposta, ou mesmo de responder a questão.
Por que isso?
No ambiente de prova, a tendência é que estejamos nervosos, e isso faz com que a gente leia cada frase como um todo, e não palavra por palavra. Então, ao ler duas ou três vezes a mesma frase, vamos tomando mais consciência do conteúdo, e isso faz com que deixemos de cometer erros de leitura.
Quando eu faço prova, eu utilizo essa técnica, e além disso vou acompanhando a leitura com a ponta da caneta na parte da palavra que estou lendo, e também marcando as palavras-chave, utilizando minha própria simbologia, qual seja, palavras que sejam importantes eu sublinho, as que são muito importantes, faço uma caixinha em volta, etc.
As negações, faço uma caixa (retângulo) em volta. Às vezes coloco grandes SETAS apontando para as questões mais "cabeludas", e por aí vai.
Independente da forma como você queira fazer sua simbologia, FAÇA ALGUMA SIMBOLOGIA.
Mas não adianta deixar para utilizar essa técnica (de fazer símbolos) só no dia da prova de verdade, hein! A gente está falando aqui sobre SIMULADO, certo? Então! Você tem que ir treinando a utilização dessa simbologia ao longo dos simulados. Tem que ver qual simbologia funciona melhor para você, se as marcações em negrito chamam de fato a sua atenção, ou se você precisa exagerar mais nas marcações e símbolos, para que não cometa erros.
Bem, aqui nesta postagem vale também aquela velha dica de pular as questões que tem dúvida, marcando com alguma simbologia que você queira usar, para lembrar de voltar naquela questão depois para tentar fazer de novo.
As questões que tem certeza absoluta, marque sua resposta, utilizando alguma simbologia para indicar este grau de certeza, no caderno de questões (nunca direto no cartão-resposta!).
As que tem dúvida, pode marcar qual a resposta que ACHA que é, mas sempre lembrando de fazer alguma marcação extra dizendo que naquela questão ainda há alguma dúvida, e que você voltará nela depois para revisar, antes de fazer a marcação final no cartão-resposta.
As que vai deixar em branco, faça uma marcação indicando tal coisa, mas você pode até voltar nessas questões ao final da prova, aproveitando o tempo até o minuto final, para ver se realmente vai deixar em branco ou se vai chutar alguma resposta (eventualmente, após ler a mesma questão várias vezes, pode ser que alguma “luz” surja - leia a PARTE 3 desta série sobre simulados, que você vai entender melhor isso).
Bem, por hoje é só. Esperamos que tenham gostado de mais uma parte desta série sobre simulados. E para maiores informações sobre COACHING relacionado a este e outros temas relacionados ao processo de preparação para concursos públicos da área policial, entre em contato com os Coaches do Grupo Missão Federal através da fan page no Facebook (https://www.facebook.com/MissaoFederalMF/) ou através do email: coachingmissaofederal@gmail.com.
ATENÇÃO - TERMOS E CONDIÇÕES (DISCLAIMER)
Este texto foi redigido pelos COACHES do Grupo de Estudos MISSÃO FEDERAL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS (C). A divulgação do conteúdo aqui apresentado tem pré-autorização dos autores para compartilhamento ou divulgação em outros meios desde que citado o AUTOR (“GRUPO DE ESTUDOS MISSÃO FEDERAL”), bem como a FONTE (com menção expressa do link da Fan Page no Facebook - "https://www.facebook.com/MissaoFederalMF/" - e do link permanente para acesso ao conteúdo original aqui neste blog) e este AVISO (que é parte integrante do texto). Em caso de dúvida, entre em contato conosco previamente através do email coachingmissaofederal@gmail.com. Casos de abuso serão resolvidos na esfera jurídica aplicável, de acordo com a lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário