Amigos Concurseiros da Área Policial, hoje falaremos sobre um tema que é importante no planejamento do seu estudo; abordaremos sobre o nivelamento das disciplinas.
Obviamente que não trataremos o tema num nível de detalhe muito profundo, pois este merece ser tratado individualmente, e sob um contexto de um Programa de Coaching.
Além disto, antes de começar o assunto propriamente dito, é pré-requisito para compreender o artigo conhecer a técnica de ESTUDO PELO CICLO. Já abordamos diversas vezes esta expressão aqui no BLOG, mas como já existe farto material gratuito e completo sobre o assunto na internet, não será necessário falar sobre ele aqui no BLOG, ao menos por ora. Recomendamos fortemente os textos gratuitos (PDF) e os livros do escritor Alexandre Meirelles, que foi nossa fonte de inspiração de estudo por muito tempo, e por quem somos eternamente agradecidos por estarmos hoje em dia dentro da Polícia Federal, onde um dia você também poderá estar.
Mas então, vamos ao tema.
O que é o nivelamento de disciplinas, e pra que serve? Qual o seu intuito?
"Nivelar as disciplinas", segundo nossa metodologia de Coaching Missão Federal, significa "tomar as ações necessárias para que todas as disciplinas do escopo do concurso público almejado pelo aluno estejam no mais próximo nível de conhecimento e proficiência quanto seja possível, à época prevista da prova que vai prestar, consideradas as peculiaridades de cada uma delas". Isso resume bem o que é esse conceito.
Então, quais aspectos basicamente devem ser considerados para que esse objetivo seja atingido? Vejamos, para fazer isto, temos que:
1) Considerar todas as disciplinas. Não podemos deixar nenhuma disciplina de fora. Mesmo as disciplinas "menos importantes" precisam ser consideradas. Tenha em mente que uma disciplina que foi pouco importante na última prova pode ter sua importância aumentada na próxima prova. E quando eu digo "importância", estou me referindo à quantidade de pontos em jogo na prova. Matérias que costumam ser deixadas em segundo plano pelos alunos, no estudo pro Concurso de Escrivão ou de Agente da Polícia Federal são: Administração e AFO.
2) Considerar o tempo que supostamente falta até o dia da prova. Nessa parte aqui, a gente tem que ser sempre bem conservador (ou melhor, pessimista mesmo), ou seja, sempre considerar que a prova virá o mais cedo possível. O ideal é considerar um horizonte de 6 meses a 1 ano. Quem estuda pra um concurso achando que a prova virá só daqui a 3 anos está com nível de aprendizado muito aquém da concorrência. Então, considere que você terá que atingir esse objetivo (nivelar as disciplinas) dentro de um horizonte de tempo razoável, não muito longo.
3) Deixar as disciplinas "no mais próximo nível de conhecimento e proficiência quanto seja possível" significa dizer que o acerto líquido percentual ao fazer questões ou simulados tem que ser parecido para todas as disciplinas. De nada adianta estar com acerto em torno de 80% líquido em Português, RLM e Informática e ignorar Administração, AFO e Atualidades, por exemplo. Você tem que monitorar o resultado histórico (acerto percentual líquido) de todas as disciplinas ao longo do tempo, e ir fazendo ajustes no seu ciclo de estudo, atribuindo mais tempo de estudo para as disciplinas que estão com pior resultado, para que ao passar do tempo passem a ficar mais niveladas. O melhor concurseiro é aquele que é avesso a riscos. Quem estuda com muita ênfase em 3 ou 4 disciplinas e ignora as outras corre sério risco de tomar uma bela porrada na prova, porque se a banca resolve dar um tom diferente no próximo concurso (leia-se: dar importância diferente da última prova para cada disciplina) vai ser pego de surpresa. E a última coisa que você quer é ser pego de surpresa, e jogar todo o seu esforço no lixo por causa de uma "cartada de azar".
4) Por último, considerar as peculiaridades de cada uma delas significa, no limite, "tratar os desiguais na medida de seus desigualdades" (já ouviu isso em algum lugar, né?), ou seja, considerar alguns aspectos específicos de cada disciplina que podem (e devem) influenciar na divisão do esforço que você vai gastar ao estudar cada uma delas. Isso significa dizer que, ao fazer o quanto explicado no item 3, faça-o com sabedoria, não necessariamente fazendo com que todas as matérias estejam exatamente no mesmo nível de conhecimento e proficiência, pois talvez uma ou outra tenha uma importância ponderada maior que as demais.
Mas como saber quais matérias são essas e como fazer estas ponderações? Os aspectos a considerar são vários, e isso varia de aluno pra aluno. Somente uma análise personalizada permite esse ajuste fino do ciclo, que é tão necessário para se passar em concursos públicos atualmente.
Esperamos que tenham gostado desta postagem. Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão sobre este assunto, deixe uma mensagem pra gente na parte de comentários, logo abaixo.
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TOP!!!
ResponderExcluirsaparada!!
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