sábado, 14 de dezembro de 2013

DICAS DE ESTUDOS: A DECISÃO DE SER POLICIAL.

Combatentes, o MISSÃO FEDERAL tem o intuito de orientar candidatos às polícias federais, logo os autores estarão postando artigos que facilitem à entrada dos concurseiros da área policial. Eu (PRF MANDACARU) aprovado na PRF 2013, reprovado em 15 concursos com muito orgulho, estou incumbido de elaborar e controlar as matérias relacionadas aos estudos da prova objetiva. Esse artigo é o primeiro deles e explicará os primeiros passos.

     1)    A decisão de ser Policial

Inicialmente, cabe ressaltar que para fazer concurso na área policial tem que ter vocação. Muitos candidatos atraídos por boas remunerações estudam para essa área e, depois que ingressam na instituição, ficam se lamentando; são os famosos “passageiros da agonia”.
Ter vocação não quer dizer que você tem estereótipo de “Rambo”! Você não precisa ter 2 metros de altura, braços musculosos e atirar facas como profissionais do circo. Diferente do que muitos pensam, a instituição precisa de profissionais de diversas áreas que colaboram, também, na parte administrativa. Mas, cabe salientar que, provavelmente, esses policiais serão empregados em alguns momentos na parte operacional, é nesse momento que o gosto pela profissão não pode faltar.

     2)    Trabalho e estudo

Se você quer ser Policial, mas tem receio de iniciar os estudos para o concurso, haja vista que já trabalha e não tem tempo para estudar, esse é um argumento equivocado. É fato que, atualmente, muitos concurseiros têm o privilégio de estudar exclusivamente para concursos. Todavia, eles são exceção, tenho muitos amigos aprovados nos últimos concursos da área policial e a maioria deles dividia seu tempo com estudo, trabalho e família. Se você puder deixar o trabalho para estudar, muito bom. Aproveite essa oportunidade e faça valer a pena, mantenha o foco e carga máxima nos estudos. Mas, não determine um tempo para a aprovação, se prepare para o pior, pois não existe tempo certo para ser aprovado em concurso. Muitas pessoas afirmam que a média para passar em um concurso é de 2 anos, isso é LENDA! Cada história é uma história, alguns são aprovados antes desse período ou depois, que é a maior parte.

Para aqueles que trabalham e estudam (a maioria dos candidatos), é importante ter seu tempo bem organizado, ser ainda mais disciplinado. Lembro-me bem, que no tempo em que trabalhava e estudava, adotei muitas estratégias para potencializar os estudos. Estudava 40 minutos no intervalo do almoço, acordava 30 minutos mais cedo para revisar um assunto. Quando viajava de ônibus, ouvia uma aula. À noite, quando estava cansado do trabalho, tomava café, pó de guaraná. Logicamente, que se você quiser extrapolar no ritmo de estudos, sobrecarregando o seu corpo, principalmente dessas substâncias citadas que estimulam a mente, você vai acabar prejudicando a sua saúde e o estudo não terá qualidade.

Por conseguinte, se você só estuda, aproveite! Se você trabalha e estuda, seja organizado, seu estudo será eficiente! Além do que, Deus sempre reconhece nossos esforços.

     3)    Onde começar os estudos?

Cada indivíduo tem a sua melhor estratégia, mas citarei o que observei da maioria dos candidatos nestes 4 anos de estudo. Quando o candidato não tiver conhecimento de determinada matéria, o ideal é que essa seja apresentada por um professor. Dessa forma, o início da preparação em um curso é interessante. Para isso, vou citar os cursos de abrangência nacional. Convém ressaltar que não tenho nenhum vínculo com essas instituições de ensino e essas dicas não possuem interesses lucrativos, longe disso, pois a ideologia do blog está em outra direção.

Cursos telepresenciais:

Esses são os cursos que o estudante vai para uma sala de aula e assiste à aula por intermédio da imagem do professor, este ministra a aula à distância e o aluno tem acesso por meio de um projetor multimídia (datashow) ou televisão.

- LUIZ FLÁVIO GOMES (LFG)
Particularmente, gostei muito do curso Agente de Polícia Federal Regular, esse curso tem duração de 6 meses e propicia uma boa base para a prova. Recomendo, principalmente, para quem está começando. Aprendi muito nesse curso, os principais professores, na minha concepção, são: Nestor Távora (Direito Processual Penal). Silvio Maciel (Direito Penal e Legislação Especial Penal).

- DAMÁSIO DE JESUS
Fiz 2 cursos retas finais nessa instituição (reta final é um curso de normalmente 2 meses ou menos, após a publicação do edital). Cursei o Reta final para Escrivão da Polícia Federal, um bom curso, e o Reta final para Policial Rodoviário Federal. Essa instituição tem excelentes professores, como: Patrícia Vanzolini (Direito Penal e Legislação Especial Penal) e Luiz Flávio Martins (Direito Constitucional).

- PRAETORIUM e MARCATO
Essas são outras duas opções de redes de ensino espalhadas pelo país, não cursei nenhuma delas, mas tenho boas referências do Praetorium, já do Marcato, não possuo referências.

Cursos Online:

Os cursos online se caracterizam por estarem disponíveis na rede a qualquer hora que o estudante queira acessar. Normalmente, as aulas são gravadas com antecedência.

- AGORA EU PASSO (AEP)
Esse curso é excelente e com os preços mais acessíveis do mercado. Tem ótimos professores, como: Emerson Castelo Branco (Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Especial Penal) e Samuel Fonteles (Direito Constitucional).

- ALFA CONCURSOS
É um curso muito bom, destaca-se pela motivação! As aulas são muito objetivas e focadas nos assuntos que caem na prova.

- EU VOU PASSAR (EVP)
Curso pioneiro, tem a vantagem de o estudante adquirir a mensalidade e ter acesso a todos os cursos, além de poder realizar o download das aulas. O professor destaque desse curso, é o João Antonio (Informática), possui um excelente livro.

- OUTROS PROFESSORES
Bruno Villar (Raciocínio Lógico), já participou de diversos cursos, excelente professor, recomendo.
Marcelo Braga (Português), fiz o curso de redação para Polícia Federal com ele, recomendo, excepcional.

Cursos em PDF:
São cursos disponíveis na internet para leitura, apostilas em PDF.

- PONTO DOS CONCURSOS
Possui ótimas apostilas, foram muito importantes na minha aprovação e na de muitos amigos. Contêm resumos que fazem a diferença nas vésperas da prova.

- ESTRATÉGIA CONCURSOS
Possui boas apostilas em PDF. Tive acesso a algumas delas e gostei, mesmo estilo das apostilas do ponto dos concursos.

Conclusão: Realizar cursos é importante, pois o estudante pega a visão do professor que, geralmente, é mais experiente e está acompanhando os temas cobrados nas provas. Quando estava começando a estudar perguntei a um amigo, se era importante estar sempre presenciando uma sala de aula, ele foi muito sábio na resposta: o importante é ficar fazendo cursos, depois parar por um tempo e estudar em casa, depois volta para o curso e fica nesse “vai e vem”, a fim de quebrar a rotina.

Cabe ressaltar, que existem excelentes professores de matérias isoladas no Brasil a fora. Ademais, o contato do concurseiro com outros que vivem a mesma situação motiva muito!

Foi uma grande honra contribuir com essas experiências! O nosso próximo post de estudos será em breve e abordaremos outro tema.

Dia 20/12/2013 teremos um post do TMZ PF (Educador Físico) com dicas do TAF, muito importante!

MORAL NA CARCAÇA! FOCO NA MISSÃO!

3 comentários:

  1. Padrão PRF Mandacaru!!!!
    Vale ainda ressaltar os sites de resoluções questões que tbm ajudam nos estudos. Simplificando, o QC (questõesdeconcurso.com.br) com respostas dos assinantes/concurseiros e o TecConcursos (tecconcursos.com.br), com respostas de professores. Uma "mixaria" mensal, mas que vale muito a pena esse treino de questões específicas da banca organizadora para seu concurso. Há outros, mas esse dois são os mais divulgados e recomendados...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado "PF na missão", depois nós vamos fazer um post só sobre resolução de questões... Abraço!

    ResponderExcluir