segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Dicas de como fazer um bom simulado - Um Guia Completo - Parte 1

Olá Concurseiros da área Policial.

Dando continuidade às nossas dicas para quem está estudando para concursos da área policial, iniciaremos uma extensa série sobre a prática de simulados da prova escrita. 

É um assunto longo, que mereceria um capítulo inteiro de um livro, mas vamos tentar ser concisos em nossas dicas.

Para começar, o que temos que ter em mente é que simulado não tem esse nome à toa – trata-se de uma SIMULAÇÃO, ou seja, é uma forma de representar algo, imitando aquilo que não é, fazendo de conta


Só a internalização por parte do aluno sobre essa definição (ou seja, a conscientização de sua importância) já resume quase 100% do que precisa ser dito: o simulado da prova precisa ser o mais próximo possível da prova de verdade. Tudo o que você for pensar ou planejar sobre o simulado deve seguir essa lógica, ou pelo menos o mais próximo possível disso (considerando os princípios da razoabilidade e do custo/benefício).

Dito isto, vamos comentar alguns aspectos relativos ao simulado da prova escrita, com a parte 1 dessa série de postagens sobre o tema, que chamaremos de:


"Dicas de como fazer um bom simulado – Um Guia Completo (MISSÃO FEDERAL)"

O tema de hoje será LOCAL DE PROVAEste talvez seja o aspecto mais importante ao se fazer uma simulação de prova. O local do simulado deve ser o mais parecido possível com o local de prova real. Não precisa ser totalmente igual, mas o mais próximo possível.



Só pra você ter uma ideia, caso nunca tenha feito uma prova de concurso público antes, normalmente os concursos públicos são realizados em salas de aula de colégios ou faculdades (mais comum este último), e os alunos ficam sentados usualmente em carteiras (aqueles conjuntos de mesa-cadeira), enfileirados. Às vezes você pode dar a sorte de pegar um local de prova que tenha um conjunto com cadeira e mesa separados, mas não é o mais usual.

Não estou dizendo que você tenha que providenciar uma sala de aula de faculdade vazia para realizar sua prova, ou comprar uma carteira só para fazer prova, mas também por outro lado há que considerar que o ambiente de casa talvez seja muito diferente disto, e, portanto, pode ser ruim para simular. Estes são dois extremos (sala de faculdade versus o conforto da sua casa), que citei para exemplificar. 

Vamos falar um pouco de cada ambiente?

Para começar, fazer simulado em casa tem o benefício da praticidade, de não ter que realizar nenhum deslocamento, porém essa facilidade pode eventualmente ser maléfica. Claro que isso vai depender muito de como é a sua residência, do ambiente da casa, e outros fatores, mas você tem que ser crítico o suficiente e levar isso em consideração no momento da sua escolha. 

Se sua casa possui um ambiente conturbado demais (filhos, irmãos, pais, amigos, cachorro, televisão ligada, etc), você acabará tendo interrupções em demasia, e isso vai contribuir negativamente para sua simulação, pois num ambiente real de prova esse tipo de interrupção não acontece, pelo menos não desta forma e nesta intensidade tão grande. 

Um parênteses aqui! Uma vez eu fiz uma prova num domingo, e numa casa ao lado tinha uma galera ouvindo funk no último volume, logo de manhã cedo, e o som se estendeu durante todo o horário de prova. Esse foi um caso muito extremo, foi a prova mais barulhenta que eu já fiz em toda a minha vida (e olha que eu fiz uns 40 concursos públicos no total!). 

Voltando... Você tem é que estar preparado para praticamente quase tudo em termos de barulho (cachorro latindo, som alto, criança gritando na rua, barulho de carro etc), mas essa preparação pode ser psicológica, e não quer dizer que você tenha que passar pelo pior do pior do pior do mundo para que esteja pronto pra fazer uma prova num local barulhento. 

Um pouco de barulho é até bom, mas muito barulho (sempre que faz simulados) e muita interrupção pode ser ruim. Então, se for fazer o simulado em casa, avalie a quantidade de distrações e interrupções, e principalmente as interrupções, pois se forem em demasia, podem te atrapalhar. Numa prova de verdade você terá também distrações e interrupções, mas normalmente num nível mais tranquilo.

Bem, o fato de fazer a simulação num local distinto de sua casa, ou seja, de se deslocar para outro local para fazer o simulado, também é bom porque vai te forçar a se planejar, tanto com relação a horário que vai acordar, tomar banho, tomar café, etc, quanto aos itens que tem que levar no dia da prova (documento, caneta, água, comida, e outros). 

Portanto, se puder, consiga um local que se assemelhe a uma sala de aula de faculdade. Uma biblioteca calma pode ser uma opção. 

Uma outra coisa que você pode fazer é variar o local de prova. Um dia você faz o simulado em casa, no outro dia faz numa biblioteca, no outro você faz na casa de um amigo ou de um parente, no outro você consegue uma sala vazia na sua faculdade, e por aí vai. 

Mas claro que você não precisa ficar fazendo isso sempre, pois como falei antes, tem toda uma questão de TEMPO envolvido, além do custo do deslocamento. Mas se puder, por exemplo, associar suas atividades, como por exemplo, ir para a biblioteca pela manhã, resolver o simulado, almoçar/lanchar por lá mesmo, e continuar o estudo à tarde, melhor ainda! Você terá otimizado seu tempo, e conseguido obter uma sinergia entre suas atividades de simulado e estudo.

O importante é: seja razoável e use seu bom senso. E leve em conta todos esses fatores no momento de escolher um local adequado para realizar seus simulados. Faça uma auto-avaliação, e busque verificar se seu local de simulação não está muito dentro da sua zona de conforto (mas também não muito fora). Faça os ajustes necessários. Isso vai te ajudar muito no longo prazo.

Para maiores informações sobre COACHING relacionado a este e outros temas relacionados ao processo de preparação para concursos públicos da área policial, entre em contato com os Coaches do Grupo Missão Federal através da fan page no Facebook (https://www.facebook.com/MissaoFederalMF/) ou através do email: coachingmissaofederal@gmail.com.


ATENÇÃO - TERMOS E CONDIÇÕES (DISCLAIMER)


Este texto foi redigido pelos COACHES do Grupo de Estudos MISSÃO FEDERAL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS (C). A divulgação do conteúdo aqui apresentado tem pré-autorização dos autores para compartilhamento ou divulgação em outros meios desde que citado o AUTOR (“GRUPO DE ESTUDOS MISSÃO FEDERAL”), bem como a FONTE (com menção expressa do link da Fan Page no Facebook - "https://www.facebook.com/MissaoFederalMF/" - e do link permanente para acesso ao conteúdo original aqui neste blog) e este AVISO (que é parte integrante do texto). Em caso de dúvida, entre em contato conosco previamente através do email coachingmissaofederal@gmail.com. Casos de abuso serão resolvidos na esfera jurídica aplicável, de acordo com a lei.

2 comentários: