segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Dicas de como fazer um bom simulado - Um Guia Completo - Parte 2

Olá Concurseiros da área Policial. 

Dando continuidade às nossas dicas para quem está estudando para concursos da área policial, continuaremos a falar sobre a prática de simulados da prova escrita, com dicas e técnicas que vão te fazer extrair o seu maior potencial dessa importante ferramenta. 

Hoje, na PARTE 2 desta série, falaremos sobre HORÁRIO DE PROVA (no caso, horário do simulado). Esperamos que curtam o assunto, e caso tenham dúvidas ou comentários, deixem uma mensagem pra gente. 

Horário de Prova - o horário em que você vai fazer seu simulado deve ser o mais próximo possível da prova real que você vai fazer. Normalmente os concursos da Polícia Federal são realizados na parte da manhã, das 8h às 13h, então programe-se para iniciar sua prova/simulado pontualmente às 8h

Por que eu digo isso? Se você começar a relaxar com relação ao horário, vai iniciar a execução do simulado às 9h, 10h, ou qualquer horário que se sinta mais à vontade possível (dentro da sua zona de conforto), e você precisa saber que: NÃO terá essa facilidade no dia da prova

Se você por acaso não é acostumado a acordar cedo todos os dias, mais importância ainda terá que dar ao cumprimento do início do horário de prova, pois neste caso, no dia “D” (dia da prova de verdade), ficará com muito desconforto ao acordar, e provavelmente seu cérebro não funcionará da melhor forma possível.

Da mesma forma, procure fazer todas as coisas que faria num dia de prova de verdade, ou seja, tome um bom café da manhã (sem exageros), tome seu banho, se arrume, pegue suas coisas (água, comida, canetas, documento, etc) e se desloque até seu local de simulado (caso não seja na sua própria casa). 

Anote esse "checklist" em algum lugar, e caso sinta falta de algum item, não esqueça de incluir na listagem para a próxima vez. Vá melhorando sua lista de "itens essenciais para uma prova/simulado" a cada vez que fizer um, até que esteja com uma lista com tudo que não pode faltar no dia da sua prova de verdade. Tem gente que não leva só comida e água, mas também papel higiênico, e remédio pra dor de cabeça. Tem louco pra tudo, mas vai saber, não é?...

E se você tem o hábito de estudar apenas durante as madrugadas, sofrerá ainda mais com relação a isto (acordar cedo pra caramba pra fazer uma prova), portanto, cuidado extra aqui

E leve em consideração também que, às vezes, as provas da PF são no horário da tarde. Pra maioria das pessoas é mais difícil fazer uma prova pela manhã do que pela tarde. Então, se você se acostumar a fazer simulados pela manhã, provavelmente ficará tranquilo com relação ao horário se a prova cair no horário da tarde.  
Mas isso não quer dizer que você não tenha que realizar simulados no horário da tarde também – eu aconselho a treinar nos dois horários

Claro que você deve fazer a grande maioria dos simulados na parte da manhã, que é o horário mais crítico, mas também é bom treinar, pelo menos uma vez ou outra, na parte da tarde

Considere também que, mesmo no caso de uma prova à tarde, você deverá acordar cedo, normalmente, tomar café, se programar para almoçar, e se deslocar até o local de prova num horário razoavelmente prévio, para que tenha sobra de horário, no caso de um contratempo (engarrafamento, pneu furado, ônibus errado etc). Não acorde muito tarde, mesmo no dia em que o simulado ou a prova sejam no período da tarde. Evite alterar muito a sua rotina. Lembre-se também que o cérebro leva um tempo pra "aquecer" desde que você acorda!

Isso você também deverá levar em conta ao fazer simulados, sobretudo aqueles realizados fora da sua casa (veja a nossa postagem anterior sobre isso). 

Esperamos que tenham gostado de mais uma parte desta série sobre simulados. E para maiores informações sobre COACHING relacionado a este e outros temas relacionados ao processo de preparação para concursos públicos da área policial, entre em contato com os Coaches do Grupo Missão Federal através da fan page no Facebook (https://www.facebook.com/MissaoFederalMF/) ou através do email: coachingmissaofederal@gmail.com.


ATENÇÃO - TERMOS E CONDIÇÕES (DISCLAIMER) 

Este texto foi redigido pelos COACHES do Grupo de Estudos MISSÃO FEDERAL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS (C). A divulgação do conteúdo aqui apresentado tem pré-autorização dos autores para compartilhamento ou divulgação em outros meios desde que citado o AUTOR (“GRUPO DE ESTUDOS MISSÃO FEDERAL”), bem como a FONTE (com menção expressa do link da Fan Page no Facebook - "https://www.facebook.com/MissaoFederalMF/" - e do link permanente para acesso ao conteúdo original aqui neste blog) e este AVISO (que é parte integrante do texto). Em caso de dúvida, entre em contato conosco previamente através do email coachingmissaofederal@gmail.com. Casos de abuso serão resolvidos na esfera jurídica aplicável, de acordo com a lei.

5 comentários:

  1. Olá amigos do Missão Federal.
    Gostei muito deste artigo e também do anterior.
    Acredito que os dois se completam e dão uma ideia clara de como proceder na hora da simulação.
    Gostei também da ideia do "checklist" que por mais trivial que possa ser te ajuda muito no dia da prova.
    Já presenciei situações parecidas em prova.
    Acredito que estas dicas acabam somando positivamente em nossa preparação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      Obrigado pelo comentário.

      Faça o máximo possível de simulados, mas não "faça por fazer", use a ferramenta como um processo de qualidade do seu estudo. Falaremos justamente sobre esse processo de melhoria contínua numa próxima postagem. Fique ligado!

      Abs,
      Equipe MF

      Excluir
  2. Já vi concursos em que pegaram no pé devido a comida. Não podia ter nem barra de cereal na mesa se nao constasse na ficha de inscrição que a pessoa tinha necessidade (diabetes, por exemplo). O que fazer?

    É muito tempo de prova para ficar sem comer algo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonatan,

      Dê uma lida no último edital da prova de AGENTE DE POLICIA FEDERAL do CESPE.

      Link: http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_14_AGENTE/arquivos/EDITAL_N___55___ABERTURA.PDF

      Veja o que ele diz: "22.20 Será eliminado do concurso o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido
      portando: (...) d) qualquer recipiente ou embalagem, tais como: garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de
      alimentos (biscoitos, barras de cereais, chocolate, balas etc.), que não seja fabricado com material transparente."

      Ou seja, desde que seja com MATERIAL TRANSPARENTE, não há problema algum de portar comida.

      Abraco!
      EQUIPE MF

      Excluir
  3. Jonatan,

    Para vc não ter problema, leve comida sempre em embalagens transparentes ou de material visível. Nenhuma banca pode te proibir de se alimentar.

    Equipe MF

    ResponderExcluir