quarta-feira, 15 de março de 2017

COACHING - A Cadeia de Valor do Concurseiro

Olá amigos concurseiros da área policial. Hoje falaremos sobre mais um assunto relativo ao tema que chamamos de “POG”, ou seja, Planejamento, Organização e Gestão do estudo

A importante ferramenta que abordaremos hoje também foi adaptada do conhecimento de Estratégia Empresarial, e que nós chamamos de “A Cadeia de Valor do Concurseiro”. 

O conceito original que nos inspirou veio do conceito da “Cadeia de Valor” de Michael Porter, cuja definição mais básica tirada do sítio Wikipedia traz o seguinte texto: “Uma cadeia de valor representa o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição final. O conceito foi introduzido por Michael Porter em 1985” (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cadeia_de_valor). Mais detalhes sobre a ferramenta original podem ser obtidos através de pesquisas mais aprofundadas no Google, mas é desnecessário para nosso âmbito concurseiro.

Como o próprio nome já diz, apesar da descrição da Wikipedia não remeter muito diretamente a isto, e também para quem por acaso já estudou um pouco de estratégia empresarial, o conceito traz a ideia de agrupar e encadear logicamente as atividades que agregam valor ao concurseiro, com foco no seu objetivo final (o objetivo de tomar posse no concurso público almejado, certo?). 

Montar essa cadeia de valor permite “colocar cada coisa na sua caixinha”, e ajuda a compreender o mapo-fluxo de atividades de agregação de valor ao aluno, ou seja, entender que as atividades do dia-a-dia da preparação para o concurso (e outras atividades de apoio) são interdependentes e criam devem sempre criar valor e vantagem competitiva ao aluno em relação a seus concorrentes.

O processo de compreensão, assimilação e conscientização da cadeia de valor do concurseiro permite que aluno possa “filtrar” melhor as atividades que realmente vão agregar valor ao seu objetivo final, e eliminar atividades inúteis a ele. Mais para frente vamos entender melhor como isso funciona.

Vamos começar a entender melhor como se estrutura este conceito. A cadeia de valor do concurseiro tem o seguinte formato:




No retângulo principal da figura que representa a cadeia de valor do concurseiro são dispostas as atividades executadas pelo aluno, e no chamado “chevron” da direita, o seu objetivo principal (a aprovação no concurso público almejado).

Dentro do retângulo principal, as atividades devem ser dispostas de acordo com o grau de importância, ou melhor dizendo, de prioridade. As atividades dispostas mais acima têm mais importância/prioridade que as atividades dispostas mais abaixo. 

Eu costumo dividir essas atividades em três grandes grupos. Mas você pode dividir da forma que achar melhor. Se quiser colocar apenas dois grupos, sem problemas. Se precisar dividir mais, em quatro ou cinco, também pode ser. Ao longo do tempo, depois de muito refletir e modificar minha cadeia de valor, cheguei a estes três grupos. Mas faça do jeito que você achar melhor.

Conforme havia dito antes, quanto mais acima, maior a importância/prioridade da atividade. Logo, a mesma regra vale para os grupos. Desta forma, eu chamei o grupo superior de “Atividades Principais”, que é o grupo mais importante, mais prioritário. Logo abaixo dele vem o segundo grupo em ordem de importância/prioridade, que denominei “Atividades de Apoio”. Por último, com menor grau de importância/prioridade, o grupo dos “Princípios e Atitudes”.



Vale uma ressalva aqui: o grau de decaimento da importância das atividades/grupos é ínfima entre elas. O que eu quis dizer, na realidade, é que as atividades mais superiores são prioritárias em relação às de baixo. Mas TODAS são importantes e se inter-relacionam o tempo todo, ou seja, são interdependentes.

Como você poderá notar em breve, os Princípios e Atitudes sustentam as Atividades de Apoio e as Atividades Principais. E as Atividades de Apoio sustentam as Atividades Principais. Isso deve ser regra. Mas há coisas específicas que devem ser adaptadas para cada caso. A cadeia de valor não deve ser igual para todos os concurseiros. Dependendo do concurso que você for prestar, ou da sua condição física atual, ou de certas dificuldades que você tem como estudante devem ser todas levadas em consideração.

Vamos ver em seguida como foi desenhada a cadeia de valor para o meu caso particular. Esta visão da cadeia de valor que apresentarei engloba a minha situação da época que eu era concurseiro, e também da maioria dos concurseiros médios. A definição de quais são os grupos de atividades, quais são as atividades em si escolhidas para compôr a cadeia de valor, e o inter-balanceamento entre elas é algo que deve customizado para cada caso. Você pode pegar a minha cadeia de valor como ideia para a sua, mas deve observar as nuances da sua situação, das suas dificuldades, das suas fortalezas, das peculiaridades do seu caso específico, e levar tudo isso em consideração no momento de montar sua cadeia de valor.

Então, no meu caso, a cadeia de valor foi desenhada da seguinte maneira:



No grupo das Atividades Principais, o núcleo duro do concurseiro: basicamente treinar e estudar. Note que na parte do estudo estão englobados o estudo em si (aprendizado), a fixação e a memorização do conteúdo, e a prática (fazer questões e simulados). E na parte do treinamento físico temos a técnica de cada modalidade (que deve ser obtida a partir de um profissional da área de educação física), a prática e a simulação (igualmente importante a orientação de um profissional da área). 

Repare também que essas atividades de estudo e treinamento físico estão intimamente relacionadas com a MISSÃO do concurseiro (caso não tenha lido nossa postagem sobre MISSÃO, VISÃO e VALORES, segue o link: http://blogmissaofederal.blogspot.com.br/2017/03/coaching-missao-visao-e-valores-do.html).

No segundo grupo, estão as Atividades de Apoio. Essas atividades não são o estudo em si, nem o treinamento físico para o TAF, mas são atividades que correm em paralelo ao estudo e ao treino, e que ajudam, de forma direta ou indireta, que o estudo e o treinamento físico tenham o melhor resultado possível.

Nestas atividades de apoio, coloquei quatro grandes blocos, que são: Descanso/sono/recuperação, Alimentação/hidratação/suplementação, Motivação e Lazer/diversão

Veja que devido à característica de interdependência das atividades, não é possível realizar o estudo e o treino com máxima performance sem o devido descanso recuperador, sem uma boa alimentação/hidratação, sem estar com a motivação em alta, e sem haver um mínimo de lazer e diversãoTudo isso da forma mais equilibrada e balanceada possível. 

Veja: não adianta o aluno estudar 20 horas por dia e dormir 4 horas por dia. Não adianta estudar 7 dias por semana sem nenhum tipo de lazer. A mente precisa estar . O corpo precisa estar minimamente descansado. Tudo que é feito com sabedoria e equilíbrio acaba saindo com melhor resultado.

No último grupo temos Atitudes e Princípios, que estão aqueles itens relacionados com a parte de Foco, Disciplina, Determinação e Organização. Estes parâmetros são a base de toda a cadeia de valor do concurseiro, são os itens mais fundamentais que ajudam no cumprimento de toda a carga de atividades superiores, que são muito mais extenuantes para o concurseiro, sobretudo as principais.

No processo de Coaching aplicamos a ferramenta da Cadeia de Valor do Concurseiro para suportar a parte de Planejamento, Organização e Gestão do aluno, para que entenda a importância das atividades de apoio meio às atividades principais, e que adquira consciência de que são as “pequenas” atitudes a base de todo esse planejamento, e que tudo o que acontece na vida do concurseiro está intimamente interligado e interdependente.

Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão sobre este assunto, deixe uma mensagem pra gente na parte de comentários, logo abaixo.

E para maior aprofundamento no tema e maiores informações sobre o COACHING MISSÃO FEDERAL (Técnicas de Estudo na Preparação para Concursos Públicos), entre em contato com os Professores (Coaches) do Grupo Missão Federal através da Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/MissaoFederalMF/) ou através do email: coachingmissaofederal@gmail.com


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