sábado, 4 de março de 2017

COACHING - Missão, Visão e Valores do Concurseiro

Olá amigos concurseiros da área policial, afins, e de tantas outras áreas também - por que não? Afinal, hoje o que vamos falar aqui se aplica para concurseiros de qualquer área.

Apesar do nosso blog ter um foco muito maior nos concursos para a área policial, muitos dos assuntos que abordamos aqui se aplicam para todas as áreas.

Hoje vamos falar de um assunto que se relaciona com a parte do “POG”, ou seja, do  Planejamento, Organização e Gestão do seu estudo. Trata-se de um tema de conhecimento que não é técnica de estudo em si (atividade fim), mas sim um tema-meio, que vai te ajudar a se planejar, organizar e gerir melhor seu tempo e seu estudo, como o nome mesmo já diz.

Antes de tudo, vamos estabelecer a seguinte ideia central: a de que existem várias DESVANTAGENS de se estudar “aleatoriamente”, ou seja, sem pensar antes O QUE estudar, COMO estudar, QUANDO estudar, e PORQUE fazer cada coisa de determinado jeito.

Dito isto, quanto mais você racionalizar seu estudo, melhor pra você, pois provavelmente estará utilizando melhor seu tempo, equalizando melhor seu conhecimento entre as disciplinas, dando mais ênfase ao que é realmente necessário, enfim, tornando-se um concurseiro profissional, e que terá muito mais chances de atingir a tão sonhada meta: tomar posse no cargo dos seus sonhos.

Pois bem, dentre os tantos temas de POG, abordaremos hoje uma das partes mais básicas e essenciais da estratégia, que é a definição de MISSÃO, VISÃO e VALORES.

Para explicar este importante conceito, vamos começar com uma analogia. Toda empresa que faz gestão estratégica utiliza desse recurso, que serve para comunicar aos seus funcionários, fornecedores, clientes, e acionistas  o que é que aquela empresa faz, onde quer chegar, e quais são seus princípios e valores mais básicosÉ um resumo do que a empresa é e o que faz, e ajuda a orientar esses entes/pessoas na mesma direção.

Repare que tanto os funcionários quanto fornecedores, clientes, acionistas são impactados direta ou indiretamente pelo resultado da empresa. Se a empresa vai bem, normalmente eles também vão. Se a empresa vai mal, eles vão mal também. É interessante conhecer o rumo que a empresa está indo, a fim de agir ativamente em prol de um mesmo objetivo, ou mesmo de estar alinhado com ele, e de poder se planejar, tanto para o bem quanto para o mal.

Todo funcionário deveria conhecer a missão, a visão e os valores da empresa onde trabalha, para saber primeiramente se seus objetivos pessoais estão alinhados com os objetivos estratégicos de longo prazo da empresaAlém disso, é algo que também ajuda na tomada de decisões no dia-a-dia, que impactam diretamente no rumo que a empresa está tomando.

Por exemplo, imagine que um funcionário trabalha na área de compras numa empresa que valoriza muito o meio-ambiente; então, no momento que for adquirir folhas de papel, de forma alinhada com os valores da empresa, vai comprar papel reciclado, que agride menos o meio ambiente. Esta decisão certamente trará impactos positivos para a empresa, em diversas áreas.

Não vamos nos estender muito aqui nos exemplos porque não é o objetivo da postagem. A ideia é: entender que todas as decisões e ações tomadas, nos diversos níveis (estratégico, tático ou operacional), devem estar alinhados com esses três parâmetros.

Mas vamos agora definir um pouco melhor o que são esses três parâmetros, e como se relacionam com o mundo dos concursos.

Vamos considerar a hipótese de o concurseiro querer tomar posse no cargo de AGENTE DE POLICIA FEDERALNeste caso, quais seriam: sua missão, sua visão e seus valores? 

Lembrando que “passar no concurso da PF” significa TOMAR POSSE, e não apenas passar na prova escrita e ser reprovado no TAF, ou passar em todas as etapas e chegar no curso de formação em Brasília e ser reprovado/eliminado antes do fim por qualquer motivo que seja. 

O concurso da PF é um concurso complexo e com etapas muito difíceis em série, ou seja, só toma posse (meta FINAL do concurseiro) quem é aprovado em TODAS as etapas de forma sequencial. Lembre-se disto ao planejar e executar sua preparação! Você vai entender o motivo mais para frente.

Então, para um concurseiro, e considerando um nível mais genérico, como definiriamos estes parâmetros? 

Antes de responder, faça uma correlação com o exemplo da empresa. Pense no concurseiro como um funcionário, um diretor, ou um acionista da empresa "Corcurseiro Eu", e que deseja que sua empresa prospere, pois quando isto acontecer, ele também prosperará. Pois bem.

MISSÃO – ESTUDAR/TREINAR EM RITMO CONSTANTE (COMO HÁBITO), SE POSSÍVEL TODOS OS DIAS, E DE FORMA OTIMIZADA E O MÁXIMO QUE PUDER, DENTRO DAS HORAS DISPONÍVEIS

VISÃO – TOMAR POSSE NO CONCURSO DE AGENTE OU ESCRIVÃO DA PF

VALORES:
- O ESTUDO E O TREINO TÊM PRIORIDADE TOTAL SOBRE TODAS AS OUTRAS ATIVIDADES
- ESTUDAR/TREINAR ANTES / SE DIVERTIR/DESCANSAR DEPOIS
- CICLAR OS TÓPICOS E AS DISCIPLINAS COM VELOCIDADE E QUALIDADE
- PREZAR PELA MEMORIZAÇÃO TÉCNICA
- TER UMA META DE ESTUDO DE LONGO PRAZO E CUMPRIR AS METAS DE CURTO PRAZO
- MANTER AS REVISÕES EM DIA (NÃO DEIXAR ACUMULAR AS REVISÕES)
- FAZER O MÁXIMO POSSÍVEL DE QUESTÕES

Agora, como poderíamos explicar/detalhar melhor esses três itens, para que fiquem mais completos?

MISSÃO – “ESTUDAR/TREINAR EM RITMO CONSTANTE (COMO HÁBITO), SE POSSÍVEL TODOS OS DIAS, E DE FORMA OTIMIZADA E O MÁXIMO QUE PUDER, DENTRO DAS HORAS DISPONÍVEIS” - o que significa isto? Significa estudar tempestivamente e de forma intensa, com planejamento e inteligência, de maneira a estar mais preparado que meus concorrentes, na época da prova para AGENTE DE POLICIA FEDERAL, bem como treinar de forma a estar pronto para realizar o TAF a no máximo 1 mês após a data prevista da prova escrita.

VISÃO – “TOMAR POSSE NO CONCURSO DE AGENTE OU ESCRIVÃO DA PF” significa tomar posse no cargo de AGENTE DE POLICIA FEDERAL, tendo sido aprovado em todas as etapas anteriores com folga (prova escrita, teste físico, psicotécnico, exames médicos, exame toxicológico, investigação social e curso de formação profissional)

VALORES – todos os valores ali definidos priorizam o estudo e treino primeiro (o descanso e a diversão vêm depois), e tudo isso com foco e determinação, equilíbrio e sabedoria.

De forma análoga ao exemplo empresarial que vimos antes, a definição de missão, visão e valores ajudam o concurseiro a alinhar todas as suas atitudes do dia-a-dia com foco na sua estratégia, e de sua meta de vida: de passar no concurso que almeja. 

É uma ferramenta que ajuda a “lembrar”, a todo momento, que ele tem um objetivo maior a ser cumprido, na verdade uma visão de longo prazo, uma meta final a ser alcançada.

IMPORTANTE: sem haver esse alinhamento e comprometimento das ações do dia-a-dia com a estratégia e a meta de vida, vários problemas acontecem, tanto no planejamento quanto na execução das atividades. Qualquer decisão do dia-a-dia tem que ser feita com base na MISSÃO, na VISÃO e nos VALORES que definiu anteriormente.

Mas veja: definimos estes parâmetros desta maneira apenas como referência. Cada concurseiro pode definir seus parâmetros da maneira como quiser, ok? Talvez para um concurso da área fiscal, por exemplo, alguns ajustes precisam ser feitos (afinal o concurseiro fiscal não precisa fazer treinamento físico, por exemplo).

Vamos dar um outro exemplo contextualizado. No momento que for convidado para uma festa de casamento, o concurseiro deve pensar se essa festa está alinhada com sua meta maior de passar no concurso. Algumas perguntas-chave devem ser feitas para fazer esta checagem, como por exemplo:
- Ir nesse evento vai te ajudar a ser aprovado no concurso? Sim ou não? 
- Ir a um evento deste tipo estando com várias revisões atrasadas é uma coisa boa ou ruim?...
- Ir a um evento deste tipo é prioridade na sua vida, ou algo secundário?
- Você se sentiria confortável gastando horas úteis de estudo, talvez se embriagando, acordando tarde no dia seguinte, deixando de estudar?

Outro exemplo. No momento que estiver em dúvida se gasta R$ 1.500,00 para adquirir um cursinho atualizado ou se compra um vídeo-game novo, deve pensar qual das duas ações vai influenciar mais na aprovação no concurso. Qual dos dois produtos está mais alinhado com sua estratégia de vida? O vídeo-game está alinhado com sua MISSÃO, com sua VISÃO e com seus VALORES?

Em suma, novamente, todas as ações do concurseiro devem estar alinhadas com sua missão e com sua visão, bem como com seus valores. 

Claro que nem sempre é possível estar 100% alinhado, mas é imprescindível estar sempre avaliando qual o tamanho do desvio. Sempre que estiver se desviando muito desses parâmetros, o concurseiro deve repensar suas atitudes, suas ações, seu planejamento de curto prazo, e fazer ajustes para retomar ao rumo inicial.

Agora um outro ponto bem importante: esta ferramenta não termina após a definição dos três parâmetros, muito pelo contrário, é apenas o começo de tudo. Trata-se de um exercício de reflexão e internalização constantes. A missão, a visão e os valores do concurseiro devem ser impressos e colocados bem visíveis, na parede de casa, para que possam ser constantemente lidos e eventualmente até revisados. 

Além disto, é bom lembrar que o processo de aplicação completo desta ferramenta é feito através do Coaching, com a ajuda de um profissional da área.

Era isso que tínhamos para falar hoje. Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão sobre este assunto, deixe uma mensagem pra gente na parte de comentários, logo abaixo.

E para maior aprofundamento no tema e maiores informações sobre o COACHING MISSÃO FEDERAL (Técnicas de Estudo na Preparação para Concursos Públicos), entre em contato com os Professores (Coaches) do Grupo Missão Federal através da Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/MissaoFederalMF/) ou através do email: coachingmissaofederal@gmail.com




ATENÇÃO - TERMOS E CONDIÇÕES ("DISCLAIMER") 


Este texto foi redigido pelos COACHES do Grupo de Estudos MISSÃO FEDERAL. TODOS OS DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS (C). A divulgação do conteúdo aqui apresentado tem pré-autorização dos autores para compartilhamento ou divulgação em outros meios desde que seja feito em sua integralidade e sem supressões, adaptações ou alterações, desde que citado o AUTOR (“GRUPO DE ESTUDOS MISSÃO FEDERAL”), bem como citada a FONTE (com menção expressa do link da Fan Page no Facebook - "https://www.facebook.com/MissaoFederalMF/" - e do link permanente para acesso ao conteúdo original aqui neste blog) e repetido/citado este AVISO (que torna-se parte integrante do texto). Em caso de dúvida, entre em contato conosco previamente através do email coachingmissaofederal@gmail.com. Casos de abuso serão resolvidos na esfera jurídica aplicável, de acordo com a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário